5 formas de gastar menos no início do ano

0
807

Passando o entusiasmo das festas de final de ano, nos deparamos com parcelas a perder de vista – de viagens, dívidas natalinas etc. Todos sabemos que ao iniciar o ano, há contas fixas, como IPVA, IPTU, material escolar e seguro veicular, entre outras. Por isso é importante saber para onde vai nosso dinheiro e como gastar menos.
1 – Organização
Ter um orçamento financeiro bem elaborado causará um impacto positivo em sua renda mensal. Com ele em mãos, faça uma revisão minuciosa dos seus gastos mensais e corte despesas desnecessárias e supérfluas. O volume de despesas em janeiro é grande, portanto avalie a prioridade de cada um de seus gastos.
2 – Planejamento
Criar um plano de ação para os gastos esporádicos é fundamental. Portanto, planeje-se antes de qualquer compra. Veja se ela realmente será útil naquele momento ou se será uma aquisição por impulso. Procure manter as sempre contas em dia, sem ultrapassar sua receita mensal.
3 – Economia
Saiba economizar mesmo nas despesas fixas, com pequenas mudanças comportamentais em seu dia a dia. Reveja os gastos com água, energia elétrica e alimentação, assim toda a família poderá ter maior conforto e tranquilidade financeira.
4 – Foco em gastar menos
Mantenha-se focado. No início de ano há muitas despesas e também muitas tentações, como por exemplo as grandes liquidações. Antes de comprar qualquer produto ou serviço, além de traçar um planejamento, pesquise e compare preços em diversas lojas. Não se esqueça de pedir descontos nos pagamentos à vista.
5 – Sonhos
Todas essas ações facilitarão a conquista dos sonhos neste ano que se inicia. Mudanças de hábitos podem levar a uma vida abundante e próspera, tanto para você quanto para sua família. Portanto, tenha sempre seus sonhos vivos na mente.
Fábio Ferreira
Educador Financeiro DSOP

Leave a reply