Ação de saúde em São Mateus reúne catadores de materiais recicláveis

0
1121

A Fundação do ABC e a Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, organizaram em 13 de agosto, das 9h às 14h, a 11ª edição do Projeto Catadores Saudáveis, que teve lugar no entorno da UBS/AMA Jardim Conquista III e Igreja Sagrado Coração de Jesus, em São Mateus, na Zona Leste da Capital. A iniciativa buscou a promoção da saúde junto aos catadores de materiais recicláveis, aproximando essa população dos equipamentos de saúde e valorizando o trabalho que desenvolvem. Foram realizados testes rápidos de sífilis e HIV, aferição da pressão arterial e avaliação de saúde bucal.
Além dos atendimentos médicos e de outros profissionais de saúde, constaram na programação atividades como pintura de carroças pelo Núcleo de Ações Socioculturais Ativista (Coletivo N.A.S.A.), orientações para prevenção da dengue, leptospirose e sobre cuidados com os animais, entre outras ações sociais, ambientais e culturais. Também houve entrega de itens de segurança pelo Pimpex Catadores Saudáveis São Mateus, que integra o movimento Pimp My Carroça – entidade que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da “invisibilidade”, promovendo a autoestima e desenvolvendo ações criativas que utilizam o graffiti para conscientizar, engajar e transformar. Os catadores receberam kits com protetor solar, luvas de proteção, coletes refletivos, calça e capa de chuva, além de camiseta do projeto.
“Nessa 11ª edição do projeto tivemos 27 catadores atendidos, cerca de 15 carroças grafitadas e o envolvimento de mais de 40 profissionais e voluntários. Graças à ação, foi possível diagnosticar dois casos de pressão alta, um de sífilis e outro de HIV, sendo que todos já iniciaram tratamento no próprio dia do evento”, resume Sandro Nicodemo, coordenador ambiental da Fundação do ABC para o convênio São Mateus e membro do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, que acrescenta: “A maioria da população ainda não vê os catadores de materiais recicláveis como agentes de mudança ambiental. Entretanto, eles exercem esse papel fundamental na cidade, pois coletam toneladas de resíduos semanalmente. Dessa forma, além do trabalho de saúde direcionado a esse público, também buscamos valorizá-los, mostrando à sociedade sua real importância. O Projeto Catadores Saudáveis acredita exatamente nisso e busca fortalecer a ideia de que pequenas pessoas, em pequenos lugares, fazem grandes mudanças”.
to Catadores Saudáveis de São Mateus teve início em 2012, por iniciativa da Unidade Básica de Saúde Jardim Conquista III. Por meio de articulação local, outras duas unidades de saúde foram envolvidas no trabalho, assim como conselhos gestores, lideranças e comerciantes locais. O primeiro encontro contou com 15 catadores beneficiados e inspirou as edições seguintes. Até a 10ª edição foram quase 200 catadores atendidos em São Mateus, Sapopemba, Cidade Tiradentes e Santo André.

Leave a reply