Aplicações de tijolo de isopor para parede

0
8478

As construções com tijolos de isopor dispensam o uso de pilares e vigas, evitando o desperdício com fôrmas de madeira e escoramentos.
A busca por alternativas sustentáveis de aliar o desenvolvimento humano ao respeito à natureza sempre traz boas alternativas para a sociedade, principalmente em setores nos quais o consumo de recursos naturais é grande. No caso da construção civil, por exemplo, o uso de tijolos tradicionais em grande escala afeta diretamente o meio ambiente — já que, para construir uma casa ou um prédio, é preciso utilizar muito cimento e ferragem em diversas etapas da obra.
Sabendo desta necessidade cada vez mais urgente, o uso de um material tem revolucionando a sustentabilidade na construção civil. Trata-se do poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como isopor, que é utilizado para a fabricação de tijolos. Entre as principais vantagens do tijolo de isopor, vale a pena destacar a redução de 35% na utilização de cimento, 50% das ferragens e uma economia geral que pode chegar a 20% do valor total da obra. Além do aspecto econômico, a solução também utiliza menos água durante a obra.
Tijolo de isopor para parede: onde pode ser utilizado?
Antes de mais nada, vale destacar que o isopor utilizado para a fabricação de tijolos é um tipo diferente do isopor comum, sendo mais leve e resistente. Uma vez que o material é um excelente isolante térmico, os tijolos feitos de isopor são perfeitos para serem aplicados em residências projetadas para apresentar esta característica.
O tijolo de isopor para parede também pode ser utilizado em ambientes industriais, especialmente em empresas que trabalham com alimentos e que precisam manter a temperatura controlada dentro do estoque. Por ser um produto leve e fácil de manusear, o tijolo de isopor também é uma ótima alternativa para construção de lajes. O material é, ainda, uma solução eficaz para áreas que sofrem com terremotos, uma vez que é muito resistente.
Vantagens do tijolo de isopor para parede
• Mais barato: o tijolo de isopor pode custar até metade do preço de um tijolo tradicional;
• Sustentabilidade: é um produto que não gera combustão durante sua fabricação;
• Conforto térmico: o tijolo de isopor possui grande capacidade de isolamento térmico;
• Vida útil: o tijolo de isopor para parede não apodrece e insetos e outras pragas não se alojam entre os módulos, diferentemente do que acontece com os tijolos de concreto;
• Produtividade na obra: por ser um produto leve e fácil de manusear, o tijolo de isopor faz a obra andar mais rápido, reduzindo o prazo de entrega de uma construção;
• Resistência: esta é uma solução altamente resistente contra compressões e choques. Esta é a razão, inclusive, para que o isopor seja tão utilizado na proteção de produtos transportados por longas distâncias.
POR Blog Fragmaq

Leave a reply