Árvores frágeis ameaçam cair no Parque das Flores

0
847

Mais uma tragédia anunciada pode ocorrer a qualquer instante, notadamente se as tão aguardadas chuvas resolverem voltar a São Paulo com intensidade decente e necessária nesta secura de dar dó.
Tres eucaliptos em árvores imensas estão fragilizadas na Rua dos Eucaliptos, Parque das Flores no Parque São Rafael Apesar de ter todos os nomes envolvidos com a natureza, esta não foi respeitada e preservada da maneira que se deveria. Com o solo onde ainda resistem, assoreados e enfraquecidas pela ação humana, elas podem cair a qualquer momento.
Tão simples, como óbvio: sem apoio, tomba.
Enfim, existe explicações também obvias para se ter chegado a situação atual. A velha e recorrente questão da falta de moradias fez com que famílias inteiras fosse se fixando no local, erguendo suas, em geral, humildes residências sem obedecer qualquer ação de resguardo e preservação da vegetação nativa como é o caso dessas árvores que, sabemos, estavam lá bem antes das famílias chegarem.
Esse descuido tem nome e sobrenome. Primeiro o desconhecimento e o desrespeito pelas regras de construção e cuidados com seu próprio ambiente por parte dos moradores e segundo pela ausência do poder público seja da gestão que for em coibir ou orientar como essa ocupação poderia ser feita.
O impacto negativo na vegetação salta aos olhos. Diversas árvores tem as bases de suas raízes no solo assoreadas e praticamente expostas por obra e graça de enxadas, enxadões. Foi o povo abrindo seus espaços de acomodação e circulação em detrimento das árvores.
A coisa está feita. O risco é iminente e segundo informação dos moradores, protocolos com vários pedidos de poda ou remoção foram feito há meses, alguns completando um ano sem atendimento. Em determinada ocasião até o subprefeito Fábio Santos vistoriou o local, mas nenhuma providência aconteceu. Vale ressaltar que essa situação se repete em toda a cidade de São Paulo como fruto do baixo investimento em recursos humanos e materiais para execução de podas corretas e orientadas.
Cabe aos moradores estarem atentos o tempo todo para evitar o pior, uma vez que algum dano já está consolidado.
As árvores são mais do que necessárias pelo equilíbrio do clima, da qualidade do ar e até do ciclo de chuvas e elas devem ser preservadas tanto quanto possível. A sua remoção deve ser a última opção. E, parece, que estamos chegando a ela na Rua dos Eucaliptos.

Leave a reply