As casas em harmonia com o Meio Ambiente

0
2110

As casas ecológicas são criadas levando em consideração todos os fatores para que elas sejam autossuficientes ou o mais próximo possível disso. Este tipo de construção é uma tendência atual nos países mais avançados por ser uma opção moderna e ecologicamente correta.
Casas desse tipo geram, por meio de fontes naturais, maior parte da energia elétrica que consomem, e a água usada é, em boa parte, proveniente da chuva. Ou seja, não há excessos nem desperdícios, de modo que o local tenha o menor impacto possível sobre os recursos do meio ambiente. Este conceito é posto em prática sem desconsiderar as condições necessárias para uma habitação confortável e aconchegante, oferecendo os mesmos requisitos buscados em uma moradia convencional.
Construção
Para a construção, são usados materiais naturais e não tóxicos, como pedra, argila e a madeira, que, além de ser um recurso renovável, é transformada na indústria por um processo que consome pouca energia. A casa é equipada geralmente com filtro e cisterna para a água das chuvas, além de painéis solares para obtenção de água quente e energia elétrica.
É importante que todo o processo para erguer a casa siga o conceito de desenvolvimento sustentável, com passos obrigatórios, como usar madeira de origem legal comprovada, evitando assim o desmatamento. A construção precisa ainda gerar o mínimo de resíduos e garantir que estes possam ser posteriormente reciclados.
Habitação residencial
Para habitação residencial, muitas empresas estão se especializando em criar casas pré-fabricadas que conciliem todos os aspectos apresentados, porém sua existência é maior nos Estados Unidos e em países desenvolvidos da Europa. Os modelos oferecem habitações semelhantes aos lares convencionais e buscam aproveitar os elementos predominantes em cara região, como vento, sol ou chuva.
Utilização comercial
Para utilização comercial, no entanto, é possível ver por todo o mundo o aumento de edifícios com os mesmos conceitos da casa ecológica. Com eles, empresas têm a oportunidade de, ao mesmo tempo, diminuir significativamente o dinheiro gasto com energia elétrica, adequar-se a novas regulamentações ambientais e ainda melhoram a imagem da companhia frente ao público.
Por Atitude Sustentavel

Leave a reply