Associação Brasileira de Pipas promove Natal comunitário

0
1371

Pelo sexto ano consecutivo a Associação Brasileira de Pipas promove no Jardim Santo André, a comemoração de Natal junto com a comunidade local e do entorno oferecendo uma oportunidade de confraternização coletiva entre crianças, suas famílias, vizinhos e convidados na Rua Jaçanã Altair. Na oportunidade além da entrega de brinquedos para crianças carentes do entorno é montado para exposição a chamada Casa de Natal com decoração típica da época.
Segundo disse a reportagem Cristiano do Nascimento, de 35 anos e principal responsável pela associação e organização do evento, a associação hoje regularmente constituída desenvolve esse e outros tipos de atividades como festa junina, por exemplo, para atender uma demanda reprimida; a de atividades comunitárias que antes eram atendidas por uma ou outra associação. Mas, não por isso, a associação diminuiu sua ação centrada na ação pedagógica, preventiva e lúdica que são as oficinas de pipas.
Essas oficinas que são realizadas em escolas, CEI’s e espaços públicos onde são convidados se compõem em montagem de pipas pelos participantes, palestras de prevenção de acidentes, de uso adequado de material para empinar e de orientação quanto a locais inadequados para brincar com as pipas, etc. Durante a oficina de feitura de pipas, é possível observar eventuais dificuldades motoras entre os participantes. Os monitores, então, mas principalmente o próprio Cristiano, informa a observação aos professores ou responsáveis.
Cristiano explica que a atividade natalina cresce de ano a ano. Se no ano passado cerca de 2000 brinquedos foram distribuídos a previsão para este é de 4000. “São brinquedos novos ou usados em bom estado que, se necessário são limpos, embalados e preparados para o dia da entrega. Essa ação é feita com a ajuda de voluntários”, explica. A distribuição no dia é feita pelos voluntários em local previamente determinado da rua e organizada de forma a conseguir contemplar o maior número de crianças.
Como se pode imaginar atividades dessa natureza e dessa grandiosidade sendo oferecida de forma gratuita exigem muito empenho, dedicação e colaboração de doadores e voluntários para as diversas tarefas que são feitas antes e no dia. A campanha pela doação de brinquedos, por exemplo, começa cerca de cinco meses antes e é intensificada durante o mês de dezembro. Além de brinquedos, distribuição de doces, refrigerantes e lanches eventualmente, depende de doações e de voluntários que possas assumir a responsabilidade pela tarefa de preparo e distribuição.
O destaque dessa atividade prevista para o dia 23/12 é a exposição da decoração da Casa de Natal já esta aberta ao publico , local que poderá ser usado por crianças e familiares de forma organizada como cenário para fotos e lembranças para recordação da comemoração comunitária.
A iniciativa está posta, as tarefas exigem colaboração. Voluntários em espírito de Natal são benvindos. Junte-se a associação nesse esforço, procure os organizadores e compareça na Rua Jaçanã Altair, Jd. Santo André.

Leave a reply