Baixo comparecimento do eleitor à Justiça Eleitoral para fazer biometria

0
1430

O cadastramento biométrico na capital com o maior eleitorado do país está abaixo da capacidade diária de atendimento da Justiça Eleitoral paulista. Dos quase 9 milhões de eleitores, somente 34,3% (3.053.053) cadastraram as digitais desde que o projeto foi estendido para todos os cartórios da cidade em 2013. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor reserve um tempo em sua rotina para fazer a biometria com comodidade e tranquilidade, pois assim evita a formação de filas quando se tornar obrigatória.
O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto ao impedir qualquer possibilidade de fraude. O procedimento envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, além da atualização do endereço domiciliar e dos demais dados cadastrais.
A 375ª Zona Eleitoral – São Mateus, é a segunda maior zona da capital com 243.478 eleitores. Desse total, 80.697 (33%) já passaram pelo cadastramento biométrico. Em comparação com as demais zonas da capital, São Mateus ocupa a sexta posição em número de eleitores com biometria.
Atendimento
O eleitor deve agendar seu atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e comparecer ao cartório com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. O atendimento nos cartórios é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Confira o endereço do seu cartório no site.
Poupatempo
A Justiça Eleitoral disponibiliza os seus serviços nas unidades do Poupatempo Sé, Lapa Itaquera e Santo Amaro. O agendamento não é necessário. As unidades atendem eleitores de todos os bairros da cidade e de todo o Estado.
Posto de Atendimento Anhangabaú
O eleitor de qualquer região da cidade e de todo o Estado de São Paulo tem a opção de ir também ao novo Posto de Atendimento Anhangabaú, ao lado da estação de metrô. O local, inaugurado em julho, tem capacidade para atender mais de 800 pessoas por dia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O endereço é rua Dr. Falcão Filho, 121, Vale do Anhangabaú (Sede II do TRE-SP), São Paulo, e o horário deve ser agendado.

Leave a reply