Caixa de leite é reciclável

0
6230

A maioria das caixinhas de leite é feita a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas, o que dificulta a reciclagem. Mas existem algumas usinas especializadas na reciclagem desse tipo de embalagem

Hoje em dia, não é só o leite que tem o privilégio de ser embalado com recipiente longa vida. É cada vez mais comum que produtos como polpa de tomate, creme de leite, sucos, água de coco e chá sejam revestidos o mesmo material, o que leva os fabricantes como Tetra Pak ou SIG Combibloc a desenvolverem novos tamanhos e formatos para as caixinhas.
A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada, possui múltiplas camadas e varia de acordo com o tipo de alimento – a caixa de leite, por exemplo, precisa de seis camadas. Essas camadas passam por um processo de compressão sobre todas as folhas dos diferentes constituintes.
Dicas para descartar, lavar?
É importante descartar os materiais recicláveis limpos para não ocorrer a proliferação de doenças, odores, bem como para evitar a contaminação de itens recicláveis que estejam no mesmo local, pois caso ocorra a contaminação, a reciclagem dos materiais contaminados fica mais difícil. Adicionalmente faz sentido tvermos o conhecimento que estes materiais são, por muitas vezes, manuseados por pessoas nas cooperativas que praticam a seleção dos objetos. Contudo, é muito difícil retirar o odor e os resquícios do leite ou de outros alimentos e bebidas das embalagens e frascos, o que faz com que gastemos uma quantidade considerável de água, algo pouco razoável em razão de sua escassez bem como soa irracional o uso de água tratada, com requisitos de qualidade elevados para ser potável, obtida a custos cada vez mais altos, exclusivamente para esse fim.
Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Limpurb), seis toneladas de lixo reciclável não são aproveitadas, diariamente, por não estarem limpas e secas.
Para evitar esse desperdício, confira algumas dicas de como lavar sua embalagem com uma pegada mais leve:
• Aproveite a água durante o processo de lavagem da louça;
• Use uma esponja vegetal
• Reutilize a água que sai da máquina de lavar.
As caixinhas de leite, por serem feitas a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas, tornam-se bastante densas, potencialmente ocasionando problemas ambientais se inadequadamente descartadas, pois elas demoram muitos anos para serem decompostas na natureza. Mas, como a embalagem é reciclável, não deixe de fazer a destinação correta. Se tiver dúvida sobre o descarte consciente, em qual das categorias: se papel, plástico, metal opte pelo primeiro, por se tratar o papel do material predominante.

 

Leave a reply