Carteira de motorista agora é com chip, igual cartão de crédito

0
1619

No ultimo dia 6 de Dezembro o CONTRAN (Conselho Nacional de Transito), resolveu inovar baseados em estudos, o Brasil começará a adotar a nova CNH que tem formato de um cartão plástico, semelhante ao cartão de Banco com CHIP de identificação.
Essas mudanças já começam a ser adotadas em 2018 em alguns estados, porém se tornará obrigatório até o dia 01 de 2019, ou seja os DETRANs terão o ano de 2018 para adequarem para o novo formato.
Já os motoristas que tem sua CNH de papel ainda na validade não precisarão se preocupar já que no vencimento e emissão da nova CNH, serão substituídos gradativamente, os novos valores a serem cobrados dos motoristas devem ser definidos pelo DETRAN de cada estado.
De acordo com as informações obtidas, o cartão reduzirá as fraudes nos documentos já que podem ser verificados pelo aplicativo e serão todos os dados criptografados que serão disponibilizados para os agentes fiscalizadores. Ainda Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Transito) não existe perigo na leitura de dados sigilosos dos condutores.
Com este novo modelo de CNH, já tem previsão para que o mesmo possa pagar pedágios, transporte público e inclusive ter acesso a prédios e universidades, e as digitais dos condutores poderão ser usadas para validação em bancos e outros serviços públicos.
A nova CNH Ainda contará com o QR CODE que será disponibilizada no app do celular para que o agente na hora da fiscalização possa fazer as devidas conferências diretas pelo app do celular do condutor evitando assim a aplicação de multas quando o mesmo não estiver portando a CNH. Essa habilitação DIGITAL no app do celular já deverá estar funcionando no país inteiro em fevereiro de 2018.
Resta-nos aguardar e esperar as mudanças, e se for bom, que venha o quanto antes.
Cleber J. Benevides
(Diretor Auto Escola Benevides)

Leave a reply