CEU Aricanduva recebe plantio de citronela

0
1272

Nos dias 12 e 13, a Subprefeitura Itaquera promoverá plantio de citronelas nas entradas de acesso do CEU Aricanduva.
No mês de dezembro, Itaquera ganhou três mil mudas de citronela que, foram armazenadas em local adequado para sua conservação.
O plantio destas mudas tem como um dos principais objetivos, diminuir a incidência dos casos de dengue, recorrente neste período do ano. A citronela age como barreira natural contra o mosquito proliferador da doença. Transmitida pelo mosquito “Aedes aegypti” infectado, a enfermidade ocorre especialmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
As mudas serão cultivadas dentro de pneus que, por sua vez, foram descartados de forma irregular nas vias da região e recolhidos posteriormente pela operação cata-bagulho que, atua frequentemente nos fins de semana retirando das ruas materiais inadequados. Dentro dos pneus, há mais segurança para plantas, pois evita que elas possam sofrer danos.
Na quinta feira (13) haverá um plantio simbólico com as crianças que estudam no CEU Aricanduva. Além disso, durante toda a semana de 9 a 13 de fevereiro, diversas ações de conservação e manutenção ocorrerão na região da escola, tal como a própria operação cata-bagulho nos dias 9 e 10.
O plantio é importante, pois serve como um excelente repelente natural no interior das escolas, além de desencadear discussões a cerca do tema, que poderá promover campanhas na comunidade escolar com medidas para o combate e prevenção do mosquito transmissor da doença, bem como promover a consciência ambiental, sobretudo nas crianças.
Este é um projeto piloto que deve ser mais abrangente de acordo com o sucesso da primeira ação, iniciada na próxima semana em conjunto com outras entidades do bairro, tal como a diretoria de ensino, responsável pelas instituições de educação de Itaquera.

Leave a reply