Ciranda d’água em São Mateus

0
1164

Em comemoração ao Dia Internacional da Água no dia 25 de março, as unidades estratégicas Saúde da Família da Supervisão Técnica de São Mateus realizaram a VI Ciranda da Água de São Mateus

O evento que desde 2010 acontece anualmente apresenta projetos que tratam da água como elemento de promoção da saúde através de palestras, apresentações de dança, música, atividades lúdicas e muita informação. Este ano os alunos da Emef do CEU São Mateus apresentaram coreográfica da canção “De gotinha em gotinha” do grupo Palavra Cantada, enquanto que as agentes comunitárias de saúde e agentes de promoção ambiental da UBS Recanto Verde do Sol fizeram uma adaptação da música Beijinho no Ombro para Baldinho no Ombro em alusão ao uso racional e segura desse recurso.
Durante o evento foi exposto o projeto Consumo Consciente levado a cabo na UBS Jardim Conquista II, onde os usuários cadastrados na unidade fazem o monitoramento do consumo doméstico de água e energia e ainda trocam experiência para melhor uso e mais racional em busca da redução de gastos com esses itens.
Um mês antes do evento diversas unidades participaram de uma gincana para coletar o óleo servido de fritura. As agentes de saúde e de promoção ambiental incentivaram os usuários a levarem o seu óleo servido para a respectiva unidade de onde seriam encaminhados a um instituto que, por sua vez, o encaminha para um tratamento adequado evitando poluir ainda mais o ambiente e evitando que este resíduo, sem os cuidados necessários durante sua manipulação, se transforme em matéria prima para fazer sabão. No total foram 427 litros de óleo de fritura. A UBS Jardim Conquista III foi a que conseguiu a maior quantidade, seguida pela UBS CDHU Palanque e Jardim São Francisco II.
Alunos e alunas do CEU com seus familiares e alunas e alunos da Emef Parque Boa Esperança ouviram junto com os profissionais de saúde presentes palestras do Instituto Bióleo sobre o descarte correto do óleo e também da Supervisão de Saúde de São Mateus sobre como combater o mosquito da dengue e da chikungunya.
Espetáculo de dança, exposição de gravuras e sorteio de livros

O Núcleo Ximbra apresentou dança contemporânea simulando uma competição entre si em busca de um copo de água. Com música ao vivo e muita vibração das crianças, a apresentação reuniu movimentos de circo, street dance, capoeira e outros insights.
Entre uma apresentação e outra, sorteios de livros fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado entremeados em jogos lúdicos de perguntas e respostas. No hall de entrada do auditório foi feita uma exposição artística com xilogravuras, maquetes, poemas e fotografias para sensibilizar os participantes a economizar a água neste momento de escassez. Os expositores, muito solícitos, eram os próprios alunos do CEU.
Os preparativos para o evento que contou com a adesão de grande público, entretanto, começou dias antes com oficinas feitas pelos agentes com os alunos do equipamento. Os alunos participaram ainda da Ciranda na Biblioteca; oficinas com o reaproveitamento de material reciclável; aula de lian gong, contação de estórias e a projeção do filme “A Gata Borralheira” que foi dando embasamento ao que seria realizado durante o evento.
A Ciranda da Água de São Mateus é um momento onde as equipes das unidades de saúde compartilham com a comunidade um pouco dos resultados dos projetos PAVS realizados durante o ano. Durante o encontro, entretanto, e diante da dinâmica e do acesso a mais informações gera-se a oportunidade de conversas, reflexões, entendimentos e fortalecimento das relações intersetoriais e o despertar para as questões socioambientais da saúde. Nesse sentido a Ciranda da Água de São Mateus cumpre parte da missão planejada, razão pela qual o supervisor técnico de Saúde de São Mateus parabenizou a organização do evento e o trabalho das equipes de saúde da região.

Leave a reply