Comer feijoada, a qualquer dia, é no Beco

0
3218

O Beco Restaurante na Rua Professoras Hasegawa, 550 Colônia em Itaquera tem mais de 40 anos de atividade no mesmo local e já foi considerada a melhor feijoada de São Paulo. A fama permanece e a qualidade também, mas os tempos mudam. Se tempos atrás, a feijoada era tão procurada que precisava ser ofertada todos os dias, hoje peixe, tipos variados de carnes, aperitivos diversos e um local aprazível continuam sendo a tônica do local.
Maria Dulce, baiana, conheceu o local entre 74 e 75 por ocasião do falecimento do pai que foi sepultado no cemitério do Carmo, ao lado, e que na ocasião ainda era um equipamento recentemente instalado.
Dulce era uma exímia estilista e confeccionista, se é assim que se chama, que antes de optar pela cozinha era fornecedora de roupas prontas para importantes magazines na cidade de São Paulo até a chegada dos estrangeiros, digamos assim, principalmente os coreanos com suas produções em larga escala, de qualidade duvidosa, mas de preços atraentes.
Dulce se lembra do estranhamento que os concorrentes tinham para com ela. Coisas do mercado e com a competição acirrada e desigual Dulce optou por mudar de ares e montou um barzinho nas proximidades da Avenida Rebouças, que era frequentada por gente do porte da cantora Elis Regina, Elisete Cardoso e até do Chico Buarque de Holanda.
Depois de um ano mudou-se para o portal do Morumbi com um empreendimento chamado Comidinha. “A comida era tão boa, atraente que atendíamos serviços de encomenda para gente bacana que queriam oferecer almoços, jantares e outros eventos”, esclarece.
A vinda para a zona leste, conta Dulce, tinha a ver com a perspectiva de oferecer algo próximo de mil refeições diárias caso o Polo Industrial da Zona Leste, antiga proposta que tramitava na Assembleia Legislativa que visava desenvolver a região fosse implantado. Não foi. Não aos moldes desejados e esperados pelos envolvidos.
Como gostou muito do lugar, instalou-se nessa chácara onde inaugurou e até hoje está instalado o Beco Restaurante. Foi dai e nessas condições que começou a demonstrar que tinha a melhor feijoada de São Paulo. Com a fama e o número de clientes aumentando chegou a ter em determinadas épocas 33 pessoas, só da própria família, trabalhando. Dulce se orgulha de todo esse trabalho. De lá saíram médicos, advogados, empresários. Todos parentes que em algum momento trabalharam com ela.
Desnecessário dizer a idade da Dulce guerreira e até hoje responsável pelo que sai da cozinha para chegar ao paladar dos clientes e amigos.. Na cozinha, por exemplo, as outras ´meninas´ são montadoras de pratos; ajudam na cozinha, mas sempre na tutela e supervisão da proprietária.
Hoje, no mesmo espaço o Beco Restaurante que abre todos os dias às 10h00 e mantem-se aberto até às 17h00 ainda podem ser saboreadas a DIARIAMENTE A famosa feijoada, picanha à siciciliano; costela no bafo, filet a parmegiana e a cubana, além de peixes ao molho de camarão e um cação com leite de coco, entre outros pratos. Aberta aos sábados e domingos, o local, conta ainda com a vegetação nativa preservada como atração à parte.
Serviço: Endereço: R. Prof. Hasegawa, 550 – Colônia (Zona Leste), São Paulo – SP, – 08260-090 Telefone: (11) 2521-0901

Leave a reply