Comércio e moradores ganharão com alterações na circulação de ônibus na Avenida Mateo Bei

0
773

A implantação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Mateo Bei, em julho de 2015, com a consequente proibição do estacionamento ao longo da via, sem nenhum estudo de impacto econômico, afetou não só o dia a dia dos consumidores mas também foi responsável pela queda de cerca de 40% nas vendas, com ameaça à manutenção de cerca de dois mil empregos diretos.
Por tudo isso, tivemos que reagir a mais essa medida infeliz da administração anterior. Unimos força com o comércio local e com entidades de classe em busca de uma solução para esse problema. A própria “Gazeta de São Mateus” foi protagonista dessas discussões.
Participamos, também, na Câmara Municipal, de uma audiência pública para debater o funcionamento da faixa exclusiva de ônibus na avenida. A iniciativa foi da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia. Na ocasião, representantes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus (CDL) lotaram o plenário da casa.
Um dos problemas que observamos foi o fato de que a faixa de ônibus funciona das 6h às 20h, ou seja, durante quatorze horas. Pouquíssimas avenidas operam assim, com esse intervalo. Resultado: clientes não têm onde estacionar e acabam abandonando o comércio local.
Felizmente, o Governo Doria, do PSDB, sensível ao impacto de todos esses transtornos, ouviu a região e estudará as alterações necessárias. Essa é a disposição do secretário de Transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda, com quem tive o prazer de me reunir.
Também conversamos com o presidente da SPTrans, José Carlos Nunes Martinelli, com técnicos e representantes do CET e com o prefeito regional Fernando Elias Alves de Melo, sempre com o entendimento do quanto será necessário fazer para superarmos esse período difícil para todos.
Mas estou convencido de que, depois de muita luta, com a flexibilização do horário os ônibus continuarão a circular com maior velocidade e com intervalos menores nos horários de pico, sem prejuízo para quem está indo trabalhar ou voltando para casa.
Aliaremos, assim, o transporte público de qualidade com a preservação da renda do comércio e a garantia do emprego de milhares de pessoas.
Vereador Gilson Barreto – PSDB

Leave a reply