Confira dicas para tornar sua cozinha mais sustentável

0
605

Você sabia que metade de tudo que descartamos é matéria orgânica? Em uma cidade como São Paulo isso representa mais de 6 mil toneladas por dia, ou seja, uma montanha com seis milhões de quilos formada, principalmente, por restos de alimentos. Parte da solução deste problema está na cozinha da sua casa. O que fazer para reduzir esse tipo de descarte?
A chef Helena Rizzo, que comanda o restaurante Maní, entrega os resíduos orgânicos para as composteiras do Instituto Guandu, que os transforma em adubo. Helena contou essa história no caminhão dourado do projeto SP Cidade Gentil Em casa, ela também aproveita talos de vegetais como brócolis ou espinafre nas sopas que faz para a filha Manô, que acabou de completar um ano.
Com a ajuda da chef, reunimos algumas dicas para ajudar a ter uma cozinha sustentável em casa:
Caixa da prioridades
Separe no mesmo local os alimentos com data de validade próxima. Deixe-os em evidência na geladeira e no armário e priorize o uso dos mesmos.
Reúso de água
Não jogue fora a água usada no preparo dos alimentos. A água do macarrão serve para fazer arroz. A da batata pode ir para sopa. Há nutrientes ali, aproveite-os.
Consumo integral
Repense a sua comida. Talos, caules, folhas e bagaços podem se transformar em pratos saborosos.
Composteira no quintal
Já existem modelos pequenos e sem cheiro para praticar a compostagem caseira. Suas plantas agradecem.
Cachorro bem alimentado
Considere de que forma os restos da sua alimentação podem complementar a do seu animal de estimação. Para ter certeza do que o cachorro pode ou não pode comer consulte o seu veterinário.

Leave a reply