Conseg Parque São Rafael tem nova diretora

0
1562

Uma nova diretoria do conselho de segurança, Conseg do Parque são Rafael tomou posso dia 18 de maio no CEU São Rafael, na mesma oportunidade em que fez homenagem a trinta entidades e personalidades com serviços prestados ao distrito e a região.
Para a posse de Fátima Magalhães e nova executiva estiveram presentes membros das igrejas católicas e evangélicas, bem como as autoridades da segurança como o delegado da 8ª seccional da Polícia Civil, Antônio Mestre Junior, membros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o subprefeito de São Mateus, Fábio Santos assessores e convidados. E todos membros natos
O delegado seccional Mestre Junior valorizou o esforço dos presentes naquele e em outros dias que participam de entidades aos moldes do Conseg. Para ele a ação faz parte da democracia participativa, do exercício da cidadania que em geral demanda voluntariados, esforço, desgaste físico e mental, onde todos os envolvidos buscam minimizar os problemas. Muitos desses problemas, segundo o delegado, que são comuns, Brasil afora, e em outros países. Referia-se, claro, a valores da sociedade, alguns em desuso e outros ascendentes e centrados no egoísmo e na individualidade.
Para Mestre Junior a busca final da maioria dos idealistas, como é o caso de muitos que se envolvem em atividades comunitárias é a felicidade, sua e da comunidade. “Sabemos das dificuldades crescentes, sabemos que nossa juventude hoje não tem uma escala de valores a seguir. Infelizmente os problemas educacionais, muito além da escola, nos mais de 40 anos recentes se acumularam e agora estão explodindo nas mãos dessa sociedade”.
É por essa condição, entende que o Conseg, como voz da sociedade junto à segurança tem seu trabalho redobrado e, por vezes, com pouca ou nenhuma sensação de progresso. “Mas estamos progredindo”, considera. “Imaginem os senhores se essa interação não ocorresse”, indaga e responde. “O resultado apesar de modesto, dificultoso vem lentamente e são várias as razões disso, entre elas podemos indicar incapacidade, desinteresse ou falta de recursos entre os participantes, notadamente do poder público. Apesar disso a tenacidade e a insistência dos idealistas consegue prevalecer ou, no mínimo evitando que as coisas piorem”.
Evitando detalhamentos e numa espécie de prestação de contas, o delegado seccional informou que as metas decididas para a região após estudos de dados por parte de especialistas estão sendo cumpridas. Mesmo assim, acha como é consenso de todos que muitas coisas ainda devem melhorar. Também para isso fez questão de lembrar e agradecer a gestão que finalizava mandato no Conseg saudando a nova executiva que assume.

Fátima Magalhães é a nova presidente

“Estamos assumindo novamente, mas o cobertor parece curto com menos homens participando”, iniciou Fátima Magalhães em seu retorno a presidência do Conselho de Segurança – Conseg São Rafael onde sempre participou. Lembrou que os três prêmios recebidos da coordenadoria dos conselhos de segurança é uma demonstração inequívoca de que ele funciona.
Durante sua fala também agradeceu a presença de todos que se mantem lado a lado na luta e reafirmou seu desejo de que a comunidade participe ativamente, da mesma forma que espera contar com o respeito e a atenção das autoridades com o trabalho desenvolvido. “Não é pelo fato de estarmos no fundão da zona leste que temos importância menor e esse equivoco já ocorreu um dia, no passado recente por parte de uma autoridade que há tempos saiu da região”. Espera que isso não volte a ocorrer.
Fátima que também é conselheira tutelar diz ter aprendido muito com relação às competências de cada qual. “Nosso trabalho enquanto lideranças, moradores e cidadãos, é contribuir, fazer nossa parte, exigir das autoridades, mas no limite, porque não nos cabe, por exemplo, o papel de polícia”.
Quase ao final, Fátima reconheceu que foi grande a contribuição dada pelo Capitão Mauro Rodrigues e principalmente pelo delegado Marco Antônio Cicone, pois durante suas estadas na região, alguns projetos foram gestados e frutificaram. Alguns inclusive mantidos até hoje, como é o caso do plantio de mudas de árvores até os livros que foram escritos sobre essas ações. “Nossa comunidade é carente e precisa ser atendida, principalmente quando as demandas são razoáveis e de direito”, finalizou.
Presente a cerimônia de posse da nova executiva do Conselho de Segurança, o subprefeito de São Mateus, Fábio Santos, reiterou a fala de que as portas da subprefeitura estão abertas à comunidade, principalmente as organizadas como é o caso do Conselho de Segurança.

Leave a reply