Descarte de tintas

0
4347

Após a finalização de uma reforma, a sobra de materiais e tintas nos deixa com uma tarefa enorme: quais destinos dar a eles? Tintas, vernizes, lixas… Qual será o descarte correto para esses produtos? Será que podemos jogar em lixo comum? E suas embalagens, podem ser recicladas ou não?
O descarte incorreto de tintas pode contaminar plantas e os lençóis freáticos.
Primeiramente, é muito importante se lembrar que é preciso muito cuidado para descartar vernizes e tintas, bem como solventes utilizados durante a pintura, pois
se descartados de maneira incorreta, podem prejudicar o meio ambiente. Isso porque serão absorvidos pelo solo, contaminando plantas e os lençóis freáticos, podendo causar até doenças aos animais e à população que tiver contato com a água.
Além disso, o descarte desses produtos na rede de esgotos, seja diretamente em bueiros, ou até nos tanques, pias e vasos sanitários, pode também levar estes produtos para a rede fluvial, ou seja, para os rios. Daí, para chegarem aos mares, não precisa de muito. Dessa maneira, toda a fauna foi contaminada. Dependendo da toxicidade desses elementos, pode até haver explosões serias, com pontos de incêndio.
O destino certo para as latas de tintas
Para as latas e embalagens, o certo é inutilizá-las com furos e cortes. Isso faz com que terceiros não as utilize, sem saber os danos que podem causar.
Tente também descartar essas embalagens com o próprio fabricante do produto. Em São Paulo, isso já funciona: há uma lei que obriga os comerciantes que vendem estes tipos de produtos, serem responsáveis pela coleta do lixo químico deles. Isso também vale para sobras de produtos vencidos. Corra atrás de seus direitos e defenda o meio-ambiente.

Leave a reply