Desperdício de comida é “enorme” problema econômico, adverte o G20

0
1636

Um terço da produção anual acaba no lixo

Você sabia que um terço da produção global de alimentos é desperdiçada do campo ao prato? Cerca de 150 milhões de pessoas poderiam se alimentar com comida desperdiçada em um ano só na Europa – mais ou menos as populações de Alemanha, Itália e Áustria juntas.
Ainda, a quantidade de água usada apenas para produzir carne e laticínios que uma pessoa consome por ano (430 mil litros), é o mesmo que se ela tomasse 17 banhos por dia.
É impossível contar todos os impactos da agricultura intensiva. Estes problemas sinalizam a insustentabilidade de todo um setor da economia. Na verdade, pessoas em todo o mundo estão vendo estes exemplos não como acidentes isolados, mas como um sinal claro de que existe um fracasso sistêmico, diz o Greenpeace.
A preocupação com o desperdício foi um importante tema da reunião de ministros da agricultura do G20 na semana passada, em Istambul. “Este é um problema de enorme significado econômico, ambiental e social”, disseram eles em comunicado.
A intensificação de pressões sobre recursos naturais, a biodiversidade e a mudança do clima deverão agravar ainda mais o sistema e a segurança alimentares, afirmaram.
“Notamos com grande preocupação a extensão significativa da perda e desperdício de alimentos através da cadeia de valor e suas consequências negativas para a segurança alimentar, nutrição e utilização dos recursos naturais e do ambiente”, prossegue o comunicado. São cerca de 1,3 bilhão de toneladas perdidas anualmente. Isto é mais do que suficiente para alimentar 800 milhões de pessoas famintas,

Leave a reply