Dicas de como reciclar o material escolar

0
994

Quando bem cuidados, os itens escolares podem ser utilizados em outros anos letivos.
Começo de ano é sempre a mesma história: fazer uma limpa no armário, jogar fora livros e cadernos antigos e, de praxe, comprar os itens da nova lista de materiais. E neste pequeno ciclo que acontece anualmente, centenas de folhas de papel, tubos de cola, canetas e borrachas são descartados – muitas das vezes, por simples vaidade.
Para evitar o desperdício, conheça abaixo algumas dicas de como reciclar materiais escolares, ser mais sustentável e ainda fazer uma boa economia:
Cadernos e livros
A começar pelas folhas de cadernos usados e livros antigos, é realmente uma pequena ação de reaproveitamento que fará grande diferença no final das contas. Isto porque, para conteúdos que já foram utilizados (casos de algumas divisões dos cadernos), basta destacar as páginas com matéria e grampeá-las em separado, deixando até mais fácil a consulta ao texto no futuro. Para livros e agendas, a dica é encapar para mantê-los conservados por mais tempo.
Mochilas
Principalmente para crianças que atingem a fase de mudança para a adolescência, a mochila é um objeto que costuma trazer alguns impasses para os pais. Isso acontece bastante quando elas decidem deixar de lado as tradicionais mochilas de rodinha para dar lugar aos primeiros modelos mais “despojados”.
A dica, neste caso, é nunca deixar de lavar mochilas e lancheiras antigas com frequência, pois o estado do tecido estará sempre limpo e conservado por mais tempo. Assim, fica muito mais fácil doar o modelo, quando não estiver mais usando-o.
Réguas e tesouras
Por fim, é muito importante lembrar daqueles objetos que nem sempre são utilizados com grande frequência, mas que fazem parte da lista de materiais escolares para o ano letivo.
A melhor coisa a se fazer neste caso é separar um estojo ou compartimento dentro da mochila, apenas para guardar réguas, tesouras, colas e compassos, pois, desta forma, será muito mais fácil de localizá-los e aproveitá-los no ano seguinte, poupando novas compras e, principalmente, o desperdício dos antigos materiais.
Por Pensando Verde

Leave a reply