Discutindo a cidade

0
773

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o futuro de São Paulo, a Câmara Municipal realizou, no dia 21 de março, o primeiro de uma série de cinco debates sobre os desafios da metrópole para os próximos 15 anos, o SP 2030. No primeiro encontro foi debatido o tema mobilidade. Ainda serão discutidos, nos próximos quatro painéis, conhecimento e inovação (25/04), desigualdades sociais (23/05), crescimento sustentável (20/06) e governança metropolitana (4/07).
Como estamos em ano de eleições municipais, as discussões entre candidatos e partidos tendem a ficar focadas somente nos próximos quatro anos, mas a Câmara quer contribuir para esse debate com um horizonte maior de tempo, além do período de um mandato. É preciso desenhar nesse período quais seriam as políticas necessárias a serem implantadas na mobilidade, na sustentabilidade, para que a gente tenha uma cidade menos desigual. O período de 15 anos vem ao encontro da vigência do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Uso e Ocupação do Solo, aprovados, após amplo debate na Câmara, por essa legislatura.
Além disso, após a rica experiência das 32 sessões da Câmara no Seu Bairro, que não pode ser realizada neste ano devido ao período eleitoral, procuramos aprofundar o debate da cidade. Dentro deste espírito, procuramos qualificar esse debate, trazendo para a Câmara, por meio da Escola do Parlamento, colaboradores da universidade e também a vivência do movimento popular, dando massa crítica aos temas, indo além do debate das eleições.
Os debates são abertos ao público. Para conferir o calendário completo e participar basta se inscrever no site da Câmara (camara.sp.gov.br/blog/sp-2030-mobilidade-urbana-abre-os-ciclo-de-debates). Esperamos sua participação.

Leave a reply