Empresário de São Mateus é fisiculturista premiado

0
1685

Edson Prado da Costa, sócio proprietário da Clinica Conseg Medicina e Laboratório desenvolve desde os 30 anos um enorme esforço e dedicação ao fisiculturismo enquanto divide a responsabilidade com seus afazeres e de trabalho em sua empresa que presta serviços na área de Saúde do Trabalhador e mais recentemente com atendimento clínico e médico com enfoque na saúde esportiva.

A empresa que antes cuidava apenas de exames admissionais, de qualificação, periciais, se expandiu para um atendimento clínico, médico e orientativo em saúde de uma forma ampla, mas também especializada em estudo, analise e consultas através de exames clínicos e médicos sobre as condições das pessoas para que desenvolvam de forma segura os esportes que desejarem. A avaliação que inclui exames laboratoriais e consultas médicas define de forma responsável se existem aptidão e condições físicas apropriadas para as atividades desejadas pelo examinado.

Edson Prado só podia chegar a esse aperfeiçoamento e prestar esse tipo de atendimento especializado porque ele próprio, como um fisiculturista tem um apreço natural e compreensão plena da necessidade de se ter conhecimento sobre as condições de saúde, físicas e até emocionais dos praticantes do esporte. No caso dele de forma ainda mais aprofundada e que envolveram ao longo de sua vida outros profissionais como nutricionistas e especialistas diversos para um entendimento melhor sobre o funcionamento do corpo humano; suas exigências e possibilidades.

Edson iniciou em artes marciais, incentivado pelo pai e dessa forma chegou a participar de competições, graduando-se seguidamente vindo futuramente a ser instrutor autorizado na pratica e no estudo do Karatê. Teve inclusive academias próprias e prestou serviços para outras até se definir e passar a dedicar mais esforço e atenção ao desenvolvimento do corpo e a pratica do fisiculturismo.

“Acho errado que em época de olimpíadas se dá o crédito ao país”

Edson Prado diz que o fisiculturismo é uma espécie de esporte de alta exigência, visto que ele promove mudanças acentuadas e radicais no corpo do seu praticante e que de forma responsável exige muito acompanhamento médico, nutricional e de leitura e conhecimento de toda uma prática e saber universal sobre o assunto.

Nesse percurso diz que já ganhou alguns campeonatos ao longo dos últimos quinze anos que vem se dedicando mais ao fisiculturismo. Não sem antes observar que como qualquer outra pessoa teve intervalos e momentos de sua vida profissional, como marido, pai que acomodar os treinamentos e as exigências do seu esporte com a vida do trabalho, de pai de família.

Edson sabe como poucos, qual o tamanho do ‘pão que teve que amassar’ para chegar aonde chegou e buscar mais. Tem clareza sobre a falta de uma política de estado e de uma compreensão mais apurada da sociedade sobre o papel e as necessidades do atleta profissional. Curiosamente, podemos observar que os atletas em geral fazem toda sua vida de esforço e batalha absolutamente desamparados apenas com seus próprios recursos quando então, num caso ou outro se destacam e ganham então algum patrocínio. Será que o correto não seria exatamente o contrário: apoio durante a formação e caminhada até chegar ao topo?

“Acho errado que em época de olimpíadas se dá o crédito ao país quando se olha as medalhas. Não existe o estamos aqui _como país. São os atletas que estão. Aqueles que só são vistos durante a disputa, mas não são assistidos fora desse período. É preciso entender que para ser profissional você tem que abdicar de tudo, tem que se dedicar muito e aqui não se tem apoio. Apenas quando você adquire um cero status você é remunerado, mas usado pelos patrocinadores e isso não é muito agradável”, queixa-se.

Em Setembro participou do concurso Mister Guaruja ficou com o segundo lugar,agora vem se preparando para a mais importante competição da categoria no Brasil que é o Mister Santos, uma competição que vem revelando atletas totalmente torneados pelo esforço pessoal desde a década de 60, esta concurso e o segundo mais antigo do mundo Edson ambiciona ganhar, mas se dará por satisfeito caso fique entre os três primeiros colocados.

Responsável critica o uso inadequado de anabolizantes e ‘fórmulas mágicas’

Para o atleta o uso sistemático de anabolizantes pelos adeptos da musculação é um fator muito preocupante e apesar da insistência com que os alertas ao risco de vida com o uso inadequado através dos órgãos reguladores e da mídia o número de usuários é crescente. “Ninguém sequer tem certeza sobre a qualidade e a origem dos produtos que estão sendo vendidos, distribuídos e tomados. Há muita falsificação no mercado”, alerta.

Mas, segundo ele, parece que isso não importa. O atleta conhece casos de adeptos de musculação que apesar de conhecer os riscos e até eventualmente já estar enfrentando certos problemas de saúde e efeitos colaterais esses mesmos ainda persistem. Não cabe a ele; talvez a um conjunto de especialistas em estudo da natureza humana explicar tamanho empenho pelo corpo que consideram perfeito apesar dos riscos.

Não é esse tipo de postura que o atleta e empresário defende e prestigia. Pelo contrário, a existência e o funcionamento de sua própria empresa quando especializada em analisar as condições físicas e de saúde de aspirantes a atleta demonstra o caminho inverso; do zelo, do cuidado e da responsabilidade.

Hoje, o homem do corpo esculpido através de esforço e muita dedicação quer apenas cumprir o seu papel e se possível ser um exemplo sobre o comportamento correto e responsável de um atleta daquela modalidade.

No mais, quando precisar de atendimento em saúde do trabalhador, acompanhamento e avaliação em medicina esportiva com profissionais qualificados, basta procurar a Clinica Conseg em um dos dois endereços. Avenida Sapopemba, 8817, Salas 05, 06, 07, Jardim Grimaldi – Telefone: (11) 3714-7763 ou Avenida Ragueb Chohfi, 149 – Telefone: (11) 3426-6206 ou por e-mail: contato@consegassessoria.com.br.

 

Leave a reply