Gazeta São Mateus

Equipes de São Mateus programam ações para ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’

Equipes de São Mateus programam ações para ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’

Equipes de São Mateus programam ações para ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’
julho 31
19:32 2017

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo e a Fundação do ABC, por meio da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Mateus, celebram em 4 de agosto (sexta-feira) a 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) – comemorada mundialmente entre 1º e 7 de agosto. Batizada ‘Amamenta Leste: Junt@s Pela Amamentação’, a ação das 8h às 13h terá lugar na Av. Mateo Bei, 263, em São Mateus (SP).
Entre os destaques da atividade está a palestra do Dr. José Martins Filho, pediatra e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também já foi reitor. É um dos mais conceituados médicos brasileiros especializados em aleitamento materno, causa em que atua e defende há 40 anos. Sua palestra terá o tema “O desmame precoce e a terceirização infantil: vínculo, afeto e relações familiares”. Já a pediatra Dra. Maria José Guardia Mattar abordará a importância da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
A preparação iniciou com uma gincana saudável entre equipes das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território e unidades da administração direta. Foi dividida em três momentos: sensibilização do maior número de estabelecimentos comerciais da região, como farmácias e supermercados, sobre a exposição de chupetas e seus malefícios, conforme a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL); coleta do maior número de chupetas de crianças da unidade na operação “papa-chupeta”, feita por funcionários fantasiados e com abordagem musical (“carnaval da amamentação”); e melhor decoração temática da unidade. A UBS vencedora será premiada durante as comemorações pela 25ª SMAM.
CELEBRAÇÃO GLOBAL
Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados. O tema escolhido para o 25º ano da SMAM é ‘Trabalhar em conjunto para o bem comum!’.
O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs. Até 1998, a SMAM no Brasil era coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), hoje parceira nas ações.

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment