Equipes de São Mateus programam ações para ‘Semana Mundial do Aleitamento Materno’

0
716

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo e a Fundação do ABC, por meio da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) de São Mateus, celebram em 4 de agosto (sexta-feira) a 25ª Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) – comemorada mundialmente entre 1º e 7 de agosto. Batizada ‘Amamenta Leste: Junt@s Pela Amamentação’, a ação das 8h às 13h terá lugar na Av. Mateo Bei, 263, em São Mateus (SP).
Entre os destaques da atividade está a palestra do Dr. José Martins Filho, pediatra e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também já foi reitor. É um dos mais conceituados médicos brasileiros especializados em aleitamento materno, causa em que atua e defende há 40 anos. Sua palestra terá o tema “O desmame precoce e a terceirização infantil: vínculo, afeto e relações familiares”. Já a pediatra Dra. Maria José Guardia Mattar abordará a importância da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
A preparação iniciou com uma gincana saudável entre equipes das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território e unidades da administração direta. Foi dividida em três momentos: sensibilização do maior número de estabelecimentos comerciais da região, como farmácias e supermercados, sobre a exposição de chupetas e seus malefícios, conforme a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL); coleta do maior número de chupetas de crianças da unidade na operação “papa-chupeta”, feita por funcionários fantasiados e com abordagem musical (“carnaval da amamentação”); e melhor decoração temática da unidade. A UBS vencedora será premiada durante as comemorações pela 25ª SMAM.
CELEBRAÇÃO GLOBAL
Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados. O tema escolhido para o 25º ano da SMAM é ‘Trabalhar em conjunto para o bem comum!’.
O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs. Até 1998, a SMAM no Brasil era coordenada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), hoje parceira nas ações.

Leave a reply