Esgoto inferniza a vida da Comunidade 2 de Maio

0
1792

A reportagem da Gazeta São Mateus foi convidada a conhecer a delicada situação em que se encontram os moradores da Rua Silva Ortiz, uma das travessas da Rua Dr. Paulo de Queiroz, Jardim 5 de Julho e é visível que a prefeitura regional tem que dar uma atenção aos vazamentos, acúmulos de água nas ruas e em frente algumas casas, conforme pode ser observado nas fotos.
Aparentemente o problema é a falta de drenagem de águas pluviais, mas parece indicar também falta de ligamento dos esgotos das casas a rede da Sabesp, onde ela estiver disponível, ou o direcionamento desse esgoto para algum sumidouro ou em canalizações improvisadas para o córrego Cangueras que também está severamente assoreado e cheio de inservíveis dispensados pelos próprios moradores.
Alguns moradores como Ilda Carmem, Ofélia Quirino, Cecília Peixoto e José Moreira disseram que já fizeram chamadas a Prefeitura e a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo – SABESP. Pelo menos essa última de vez em quando retira o esgoto líquido que fica em exposição em parte da rua jogando-o ao córrego, mas diz que o problema não é de sua responsabilidade.
Talvez não seja mesmo, mas que se investigue. Pode ocorrer de uma casa ou outra não ter seu esgoto ligado a rede, mas quem tem a lei para exigir dos domicílios a ligação de esgoto doméstico a rede da Sabesp, quando disponível, é a Prefeitura, via Vigilância Sanitária.
Oito meses de reclamação contínua a situação não se normaliza. Até alivia, com o esgotamento, mas o problema é recorrente e está afetando casas, quintais e as ruas por onde transitam pessoas e veículos. A rua citada foi feita relativamente há pouco tempo pela prefeitura e é nela que os problemas mais se manifestam. Para uns é falta de drenagem das águas servidas, para outros esgotos se confundindo com águas servidas e também com águas de chuva.
Durante o fechamento dessa edição ficamos sabendo que a prefeitura regional ia dar uma atenção a questão. Estamos no aguardo.

Leave a reply