Feira Cultural no Colégio Pró-Saber Bio

0
2996

Com 25 anos de trabalho na área da educação, o Colégio Pró-Saber Bio realizou no dia 27 de outubro a sua 19ª Feira Cultural, na qual foi abordado o tema “O Papel da Ciência no Desenvolvimento Sustentável”, pelos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Janete Franco da Silva, trata-se de uma chamada para a reflexão, proposta por Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.
Segundo os alunos que atenderam a reportagem, Gabriel Pereira Cristovam Kelse e Allan Ruas de Oliveira, e seus professores Claudinei Ferreira Muniz e Deise Seferino Lima, todos se envolveram intensamente nos preparativos para tratar e expor os temas da melhor forma. Os preparativos incluíram conhecimento dos assuntos que seriam expostos, preparação das salas e monitoria dos alunos durante as apresentações.
Foi o caso por exemplo, de expor o trabalho do Greenpeace contra a poluição em terra e mar, da caça às baleias, das iniciativas de desenvolvimento sustentável em diversos aspectos. “Demonstramos com as nossas exposições a relação entre os seres vivos e o meio ambiente, apontando para soluções sustentáveis”, disseram os alunos.
Segundo os alunos, professores e a direção da escola, o projeto propõe mostrar para a comunidade que foi convidada a participar, a importância de um comportamento sustentável. E essa comunidade correspondeu ao chamado. “Um dos medidores de presença na feira, foi o fato de terem sido entregues no dia, cerca de 1000 lembrancinhas”, registra um dos alunos.
Ainda durante a exposição, foi possível aferir a troca de informações entre as famílias, sobre iniciativas que já tinham adotado e outras que adotarão como práticas. Os próprios alunos envolvidos poderão a partir desta iniciativa, ser uma espécie de “fiscal” do comportamento em suas próprias casas.
Reciclagem, aproveitamento inteligente de material inaproveitável, utilização de óleo de cozinha para fabricação de sabão caseiro, e o cultivo de pequenas hortas de temperos, foram oferecidos com dicas viáveis.
Houve ainda exposição de brinquedos que foram construídos, aproveitando-se em tese, o que iria para o lixo. Todas as iniciativas que estavam disponíveis na feira, eram passíveis de serem adotadas fora da escola. Além disso, a própria iniciativa de fazer uma feira, com valor social e sustentável como proposta, serviu para construir e aprimorar companheirismo entre as pessoas envolvidas.
Segundo a coordenadora Janete, “em meio ao desiquilíbrio ambiental e falta de conscientização das pessoas com o planeta, principalmente dos adolescentes e jovens, o Colégio Pró-Saber Bio estimulou seus alunos por meio do conhecimento científico, despertando o interesse pelo aprendizado no desenvolvimento sustentável, na vivência entre escola e família. A semente foi plantada! Nosso trabalho deve prosseguir na orientação a cada dia, e com certeza, veremos a diferença no futuro”.
No ensejo, a coordenadora Janete agradeceu também o empenho e dedicação de toda equipe pedagógica, administrativa e de apoio do colégio.
Ao término da reportagem, a Diretora do Colégio, a senhora Zeneide Bio, ressaltou que além de toda atividade pedagógica desenvolvida, foi trabalhado também o espírito de solidariedade das famílias, pois foi solicitado 1 kg de alimento não perecível a todos visitantes, que posteriormente foi doado à Obra Social da Paróquia São Mateus Apóstolo.
A diretora também destacou, que no dia 10 de novembro haverá a Feira Cultural do Ensino Fundamental I, cujo tema é “Literatura Infantil – Ler é voar por caminhos infinitos”.

Leave a reply