Gazeta São Mateus

Fontes poluidoras se devem a atividades humanas

Fontes poluidoras se devem a atividades humanas

Fontes poluidoras se devem a atividades humanas
fevereiro 16
10:12 2018

As principais atividades humanas que afetam o meio ambiente são: poluentes gasosos, poluentes sonoros e desmatamento.
Diversas atividades humanas contribuem negativamente para o efeito estufa: tratam-se de ações pequenas e grandes que liberam gases e excedem um fenômeno que deveria ser natural na atmosfera. Os gases principais desse efeito são o metano, gás carbônico, óxido nitroso e vapor de água. São eles que, em conjunto, tornam a Terra superaquecida e levam a problemas como o derretimento das calotas polares, aumento do nível dos oceanos e outras consequências perigosas.
Vale destacar que muitas destas ações que colaboram para o aumento do efeito estufa também prejudicam o ecossistema de outras formas — causando a intoxicação do solo e da água, além de desmatamento e extinção de animais. Se focarmos apenas na poluição do planeta, já é possível listar muitas fontes que estão associadas à ação do homem. Descubra algumas a seguir:
Principais atividades humanas que afetam o meio ambiente
Trabalhos industriais e laboratoriais com toxinas químicas
Todo tipo de atividade que usa toxinas químicas e não as descarta corretamente pode resultar na contaminação da água e do solo. Em alguns casos, a água pode se tornar inviável de ser bebida ou usada por humanos de qualquer maneira — isso é um grave problema, especialmente em uma época na qual as secas e a escassez de água são cada vez mais presentes.
Poluentes gasosos
Indústrias e veículos motorizados são os principais culpados pela poluição do ar, em especial por conta da emissão de gás carbono. Outras atividades, porém, também colaboram para isso, ainda que em menor escala. É o caso dos cigarros que, além de poluírem o ar, são prejudiciais ao solo quando as bitucas não são descartadas corretamente.
Poluição sonora
Por incrível que pareça, a gigantesca quantidade de sons produzidos em cidades afeta o ecossistema. Isso afasta a natureza, quebra o ciclo natural dos locais preservados e espanta todo tipo de espécie animal. Mesmo os ruídos provocados por grupos de pessoas são o bastante para influenciar no ecossistema de um local, especialmente se feitos repetitivamente.
Desmatamento
Conforme as cidades foram tomando o lugar das florestas, o desmatamento passou a se destacar como um problema sério. Além disso, indústrias de papel, bem como algumas outras, desmatam para conseguir a matéria-prima para seus produtos. Essas ações afetam o ciclo natural da água, aumenta, a erosão do solo e diminuem a vida silvestre.
O ciclo do ar também é extremamente prejudicado pelo desmatamento, já que as árvores são responsáveis pelo desenvolvimento do oxigênio.
Como reduzir a poluição gerada pelo ser humano?
O primeiro passo para reduzir o efeito das fontes poluidoras é esquecer a ideia equivocada de que ações individuais não ajudam o meio ambiente. Adotar novos hábitos ou meios de consumo ajuda bastante no combate aos efeitos nocivos da ação humana. Você pode, por exemplo, contribuir para o processo de coleta seletiva e reciclagem, diminuir o uso de veículos motorizados, usar veículos híbridos, boicotar indústrias que não cumpram com as regras básicas de preservação ambiental e ainda conversar sobre o assunto com outras pessoas, estimulando-as a adotar as mesmas medidas.
Por Pensamento Verde

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment