Humanidade pressiona o planeta, cada vez mais

0
1722

Terra, um ecossistema sob pressão. Como parte dos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir a importância de respeitar e proteger o planeta , no sentido de garantir “o futuro que queremos”, em mensagem proferida no Dia Internacional da Mãe Terra (22/04), o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra que “a data é uma feliz oportunidade para refletirmos sobre a relação da humanidade com a nossa casa. O ar que respiramos, a água que bebemos, o solo e a nossa comida, fazem parte de um ecossistema global delicado e cada vez mais sob pressão devido às atividades antrópicas”.
Para o secretário, precisamos de uma transformação global de atitude e prática. O dia deve levar a sociedade global a pensar sobre a emergência do paradigma ambiental e os desafios a serem enfrentados, relativos à adaptação às mudanças climáticas. “A principal causa do fenômeno é a queima de combustíveis fósseis, e todos devem reconhecer que o crescimento populacional e o consumo dos recursos naturais estão insustentáveis e ameaça cada vez mais prosperidade e estabilidade em todas as regiões”, disse.
Ban Ki-moon ressaltou que as ações sobre as mudanças climáticas, também, apresentam múltiplas oportunidades para “redefinirmos o nosso relacionamento” com a Mãe Terra e melhorar o bem-esta humano, especialmente para os mais pobres e mais vulneráveis. “É por isso que os líderes mundiais se comprometeram a chegar a um acordo sobre o clima legal global em 2015”. O representante da ONU lembrou a reunião de cúpula sobre o clima que acontecerá dia 23 de setembro, em Nova York.
Durante o discurso, ele convocou as nações a participarem da cimeira. O objetivo do encontro é mobilizar as nações para a assinatura de um novo tratado climático em 2015, e convidar os chefes de Estado e de Governo , juntamente com o setor privado e líderes da sociedade civil organizada para “apresentarem iniciativas e alianças que possam ajudar a lançar um futuro sustentável para o planeta”. Ele convocou um diálogo interativo sobre “Harmonia com a Natureza”, marcado para acontecer, anualmente, em 22 de abril.
Tarcilia Rego

Leave a reply