IV Simpósio no Colégio Souza Gouveia

0
2154

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que você produz?
Os estudantes do Colégio Souza Gouveia expuseram com grande desenvoltura a temática no IV Simpósio com o tema: “Os três pilares e os 7 Rs da sustentabilidade”, no último dia 15 de setembro. Os estudantes do nível II deram um show de conhecimentos sobre lixo orgânico e suas consequências para os seres humanos e para o meio ambiente.
Com o tema reintegrar, nossos pequenos demonstraram como os restos de alimentos e materiais orgânicos podem regressar à natureza. Durante 30 dias, os estudantes tiveram a visita ilustre de uma composteira recheada de minhocas. O evento contou com a visita de mais de 3000 pessoas, que prestigiaram o trabalho desenvolvido pelos estudantes, docentes e familiares.
Os sete R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos e garantir um futuro melhor para todos nós. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e evitando o desperdício.
Repense, respeite
Responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle, dicas simples que podem transformar os seus padrões de consumo.
Todos os dias, o planeta sofre muito devido a um estilo de consumo irresponsável. Litros de água potável escorrendo das torneiras, plástico nos oceanos e gases poluentes saindo dos carros são algumas das ações que degradam o meio ambiente.
Por meio da criatividade e do conhecimento adquirido durante o projeto, todos os estudantes, engajados na iniciativa, desenvolveram trabalhos pertinentes à temática. Foi assim que os estudantes do 4º ano exploraram a reutilização da raspa do pneu usado para a confecção do asfalto d3, além de trazerem informações acerca dos revestimentos térmicos feitos com caixas Tetra Pak.
Já no Ensino Fundamental II, os alunos do 8º ano trataram do processo de repensar ações para a sustentabilidade, trazendo dicas úteis para promover uma reflexão acerca das nossas escolhas e como elas podem influenciar no funcionamento do meio ambiente. A estudante Júlia Alves, que ingressou no colégio esse ano, traz um pouco de sua experiência no evento “ Hoje eu repenso a importância do uso do papel. Por exemplo, evito amassar, pois entendo que isso impede a sua reciclagem e o utilizo totalmente. Respeitar a opinião dos colegas e trabalhar em equipe foram experiências enriquecedoras. ”
O 6º ano, com os seus cálculos matemáticos
Mostraram aos visitantes de maneira muito prática o consumo e desperdício de água, além de proporcionarem informações de como reduzir gastos de recursos tão essenciais para a existência humana. A professora Amanda Travasco de Ciências diz que a teoria se aproximou da prática: “ Os alunos mostraram-se mais responsáveis com a utilização dos recursos, preocupando-se com as suas ações em casa e conscientizando seus familiares.”
Todas as faixas etárias uniram-se
Com um único propósito: a conscientização, a estudante Beatriz Sena da 2ª série do Ensino Médio falou um pouco sobre sua pesquisa a culinária foi o tema do meu trabalho, foi interessante perceber que muito do que descartamos dos alimentos podem ser reinventados com criatividade e consciência. leite condensado, chocolate e casca de banana podem se tornar um brigadeiro delicioso. ”
Considerando as questões pedagógicas que são trazidas junto com o projeto do Simpósio, o Colégio Souza Gouveia convida para avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Sendo assim, muitos aspectos são levados em conta por eles: a postura, o conhecimento adquirido, e a exposição do conteúdo.
Entre nossos avaliadores, contamos com a presença da convidada Sueli Rodrigues, líder do projeto CEMAIS e Valdir Sampell, representante da ONG Cão legal, que prestigiaram o evento e enriqueceram ainda mais o conhecimento dos educandos.
Muitas dessas ações não exigem esforço algum, tratam-se apenas de uma escolha mais consciente. Faça a sua parte e incentive todos a sua volta a adotar tais práticas! Todos juntos por um mundo melhor.
A inteligência naturalista é sábia, tudo que o ser humano fizer de ruim voltará como consequências desastrosas.

Leave a reply