Lideranças organizam carta de São Mateus para o prefeito

0
660

Conforme noticiado em nossa edição 427, da segunda quinzena de novembro, reuniram-se em 19 daquele mês na Caritas, aproximadamente 40 lideranças convocadas pelo jornal GSM e a Câmara de Diretores Lojistas de São Mateus para discutir e elencar as principais prioridades entre as demandas locais à serem apresentadas ao futuro prefeito João Doria que assume a partir de janeiro próximo.
Naquela oportunidade ficou encaminhado que uma comissão em cada um dos três distritos mais a CDL e entidades representativas iriam montar suas sugestões ao novo prefeito e que, apesar da extensão e a diversidade das demandas foram sintetizadas em três documentos apensados ao que se denominou chamar “Carta de São Mateus”. No dia 19 de dezembro de 2016, foi entregue este documento no gabinete de transição da Secretaria das Subprefeituras aos cuidados do Sr. Julio Semeghini, sendo protocolado pela Sra. Fatima Nobrega, que ficou responsável pelo recebimento e encaminhamento ao mesmo se definia ainda durante o fechamento desta edição.
Conforme indicado na carta de apresentação trata-se de um “documento em aberto” aberto a eventuais novas indicações de prioridades da região. Ou seja, quem não pode participar ou qualquer cidadão ao ver que alguma necessidade importante não tenha sido indicada, se tiver interesse pode encaminhar de forma organizada e detalhada a sugestão ao jornal Gazeta São Mateus e a CDL – São Mateus para análise e eventual inclusão.
Apesar dessa possibilidade, vale salientar que o que se conseguiu foi com um esforço muito grande e desprendimento das lideranças envolvidas em organizar e tentar contemplar as demandas prioritárias e mais importantes.
Como método e até mesmo por conta de poupar o leitor de uma leitura entediante a redação optou por extrair alguns pontos que podem ser encontrados entre os documentos sistematizados que acompanharão a carta, mas o fez sem nenhum juízo de mérito ou valor. Dessa forma solicitamos especial compreensão do leitor e do munícipe que em não encontrando nesta matéria a sua demanda entenda que ela poderá ser encontrada nos documentos oficiais.
Entre outras necessidades, um pouco do que São Mateus quer e precisa
Distrito Iguatemi, sendo representado pela Dra. Cristina Rodrigues de Souza, destacou que tem carências em todos os serviços públicos na área da saúde, educação, habitação e também da regularização fundiária. A retomada dos CDC´s, espaços de lazer e cultura para as mãos da municipalidade ou via conselho também é desejada, uma vez que parte deles estão em mãos de particulares que privilegiam seus interesses que nem sempre são os da comunidade.
Distrito São Rafael, Um espaço de convivência para idosos com lazer, terapias ocupacionais e a criação de um conselho do idoso nas subprefeituras surgiu também como sugestão a partir de uma forte demanda local. A construção de equipamentos públicos nos bairros: Palanque, Jardim Alto Alegre e Terceira Divisão também entraram como necessidade mais que óbvia.
O distrito São Rafael, representado por Fatima Magalhães – Presidente do CONSEG São Rafael e pelo Sr. Milton Horácio ABC –AMA, também sugeriu que a administração dos CDC´s passe para a responsabilidade da Supervisão de Esporte para repor o equipamento para a comunidade e não de interesses privados. Solicita ainda a criação do Conselho Regional de Assistência Social CRAS no distrito e a UBS Parque das Flores que tem demanda muito alta. Pedem ainda que a Guarda Civil Metropolitana – GCM adote vistorias e acompanhamento em horários de entrada e saída das escolas municipais de ensino fundamental da região, como forma de prevenção. A manutenção do Parque Aterro Sapopemba, do parque linear próximo a E. E. Isaac Shiraiber, do Morro do Cruzeiro com a adesão a um calendário propositivo de ações de preservação do local, instalação de ecoponto e reuniões com a subprefeitura local por distrito para aprofundar o Plano Diretor são algumas entre dezenas de indicações.
O distrito de São Mateus, sendo representado pelas lideranças Sueli Rodrigues – CEMAIS, Maria Lucia Cruz – ANJU, Izaltino Nascimento – PROASA, Jonas Farias MRBSP, Marlene Tofolleti Jd. Colonial, seguiu na mesmo tom e com dezenas de demandas também indica a retomada para a municipalidade da gestão dos CDC´s; pede para que a municipalidade se atente para situação da Vila Ester desprovida de equipamentos públicos; pede a reativação de telecentro, a melhoria na gestão de linhas de transporte público, a manutenção do Parque das Nebulosas; a criação de um ecoponto na Vila Ester, as melhorias no atendimento das viaturas do SAMU e também reuniões periódicas com a subprefeitura local para discussão do Plano Diretor.
A implementação de operação delegada nas principais vias do bairro; a regularização fundiária em São Mateus; o investimento em infraestrutura; revisão de iluminação das principais vias comerciais, bem como flexibilização dos horários de funcionamento da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Mateo Bei estão entre as principais demandas da CDL, mas que pela sua amplitude atende aos moradores e trabalhadores do bairro. O engajamento da nova administração municipal a instalação do Fórum de São Mateus é outra bandeira antiga e demandada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Itaquera.

Leave a reply