Mães protestam contra corte do transporte escolar

0
765

Mães de alunos de escolas da rede municipal de ensino de São Mateus saíram às ruas para protestar contra o corte do serviço de Transporte Escolar Gratuito (TEG) aplicado pelo prefeito João Dória (PSDB) na volta às aulas. Alunos e condutores dos veículos também engrossaram as manifestações na região.
Os pais das crianças, principalmente do bairro de Vila Bela, se disseram surpresos com essa medida do prefeito, pois a Prefeitura não avisou as famílias sobre a exclusão do serviço.
Os protestos foram realizados em frente à Delegacia Regional de Ensino na Avenida Ragueb Choffi, que ficou interditada para o trânsito. Aos pais a Delegacia de Ensino negou os cortes, mas muitos alunos ficaram sem o transporte no começo do ano letivo. Portando faixas os 600 manifestantes ainda tentaram registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na 49º DP, mas não foi aceito.
Em janeiro o prefeito Dória alterou os critérios de concessão do TEG. Na gestão Fernando Haddad (PT), os veículos eram disponibilizados para quem morava a mais de 2 km da escola, considerando o trajeto realizado de carro.
Pela nova regra, o cálculo aplicado pelas Diretorias Regionais de Ensino levam em conta a distância entre a casa do aluno e a escola por trajeto realizado a pé. Com isso obstáculos físicos como córregos e terrenos baldios não são considerados e ficam de fora do benefício.
De acordo com condutores por esse critério serão atendidas somente 20 mil crianças na cidade. Na gestão Haddad tinham direito ao transporte gratuito 80 mil alunos.
A vereadora Juliana Cardoso (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar o corte. “Essa é uma maldade sem tamanho e que afeta centenas de crianças, principalmente aquelas da periferia e que não moram em ruas asfaltadas”, comentou. “Assim como a merenda, o transporte é um componente que ajuda no rendimento escolar dos alunos. Algumas mães deverão deixar o emprego para levar e buscar o filho, ou o filho deixa de ir à escola”.

Leave a reply