Gazeta São Mateus

Mutirão da Catarata agenda 1,4 mil cirurgias gratuitas em SP

Mutirão da Catarata agenda 1,4 mil cirurgias gratuitas em SP

Mutirão da Catarata agenda 1,4 mil cirurgias gratuitas em SP
agosto 30
11:33 2017

Maior ação de saúde ocular da cidade de São Paulo, o 18º Mutirão de Atendimento de Catarata foi realizado no domingo (20/08) no Shopping Aricanduva, na Zona Leste, e agendou 1.415 cirurgias para pessoas que fizeram os exames preliminares e confirmaram a necessidade da intervenção.Cerca de seiscentos voluntários receberam os interessados e seus acompanhantes. No total, dez mil pessoas compareceram. Ao longo de sua história, a iniciativa já proporcionou mais de 26,4 mil atendimentos gratuitos. Realizada pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, pela Cesmo Oftalmologia e pelo Shopping Aricanduva, a campanha teve o apoio de empresas e organizações públicas e privadas como Rotary Club, Movimento Escoteiro, CPTM, EMTU, Metrô, SPTrans e Poupatempo, entre outras.As inscrições foram feitas de 3 de julho a 14 de agosto por pessoas com mais de 50 anos em vários postos da cidade.
A doença
A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.
A enfermidade afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerada pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo. A catarata pode ser congênita ou adquirida e seu único tratamento é por meio de intervenção cirúrgica.

Related Articles

0 Comments

No Comments Yet!

There are no comments at the moment, do you want to add one?

Write a comment

Write a Comment