Nas UBS de São Mateus, bebês se banham em ofurô

0
837

O ofurô – imersão em banheiras de madeira – tem sido usado durante séculos, pelos japoneses, para aliviar males físicos e propiciar relaxamento. Funciona como um tipo de terapia para corpo e mente. Na Coordenadoria Regional de saúde Leste (CRS Leste), centenas de bebês têm sido beneficiados pela ofuroterapia. A ideia básica é que nestes banhos (neste caso são baldes de plástico), em água morna, o recém-nascido reencontre ambiente semelhante ao que viveu no útero da mãe: isolamento, umidade, calor e aconchego. O banho também torna-se um momento prazeroso, de relaxamento e analgesia para problemas como cólicas, por exemplo.
Em São Mateus, a ofuroterapia é desenvolvida pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Conquista II. Integrante de um dos grupos de orientação de um serviço com Estratégia Saúde da Família, o Gaame é direcionado a todas as mulheres da comunidade, desde a fase pré-natal até o parto e o desenvolvimento do bebê. Atualmente a técnica é ministrada todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, a cerca de 40 mães.
Mônica da Silva Gomes, de 17 anos, é uma delas. Com 32 semanas de gestação, ela teve um forte sangramento que a levou a uma intervenção cirúrgica. Sua filha, Julia, nasceu com pouco mais de 2 quilos. Logo foi convidada pela equipe da UBS, durante uma visita domiciliar, a ingressar no grupo.
Em dois meses a pequena Julia ganhou peso. Mônica, por seu lado, ganhou mais confiança. “Não falto a nenhum encontro. Hoje, a Julia, com 4 meses e 25 dias, pesa 5,83 quilos e mede 60 cm, resultado da amamentação exclusiva”, diz, a mãe, orgulhosa. Mônica diz gostar dos encontros: “Sempre aprendo um pouco mais”.
Durante as reuniões no Gaame, as puérperas (como são denominadas mulheres que dão à luz recentemente) por seis meses aprendem a estimular o aleitamento exclusivo, além de técnicas para reduzir o estresse delas e dos bebês. Tais quesitos fortalecem o vínculo familiar e também contribuem no estabelecimento e fortalecimento do vínculo com a equipe da unidade.
Nalcione Maria Medrada Lima iniciou o pré-natal na UBS Jardim Conquista, com acompanhamento do convênio, até 31 de dezembro de 2014, quando deu à luz. Gostou tanto da proposta do grupo que criou no Facebook uma página batizada “Cantinho das Mamães”. Nela, Nalcione divulga o trabalho e tira dúvidas entre as mães que já participaram e as que ainda estão ingressando no grupo.
Massagem indiana
A enfermeira Andresa Gomes Dias, gerente da UBS Conquista II, também participa dos encontros no Gaame. “Além da ofuroterapia, ensinamos a shantala [massagem milenar indiana para bebês], que são ótimas para fortalecer esse vínculo familiar e das mães com a equipe da UBS”, afirma. A enfermeira Rosemeire da Silva Costa é veterana, responsável pelo grupo na UBS há sete anos. Já realizou oito formaturas de turmas – forma encontrada pela UBS para coroar a conclusão do aprendizado de nutrizes e bebês. A cada seis meses, mães e filhos saem do grupo com certificado.
“Já participei da formação de aproximadamente 200 mamães e bebês, orientadas sobre os benefícios da amamentação. O resultado da amamentação é sensacional, promove o vínculo, envolve toda a família e aproxima o serviço de saúde da comunidade, a tal ponto que as nutrizes se sentem importantes por serem vistas e ouvidas. É um prazer vê-las nas consultas de rotina, verificar que as crianças não adoecem com facilidade e possibilitar a elas o acesso a terapias alternativas antes desconhecidas, como a shantala e ofurterapia’, explica a enfermeira.
A auxiliar de enfermagem, Risomar P. Lima da Silva, que acompanha o Gaame desde 2010, sente-se gratificada pela confiança das puérperas. “Elas acreditam na gente, seguem as nossas orientações, possibilitando crianças mais saudáveis. As crianças são mais bonitas, são mais saudáveis e tranquilas”, conclui Risomar.

Leave a reply