O desperdício de alimentos

0
1068

Prejudica enormemente o meio ambiente. Imagine que boa parte dos agrotóxicos, água, terras, fertilizantes, desmatamento, transporte, gastos de energia e petróleo para a produção de máquinas e combustíveis empregados em todos processos da agropecuária é utilizada em vão. Isso faz com que seja necessário intensificar ainda mais a produção e, consequentemente a pressão ao meio ambiente.
No caso de desperdício de alimentos de origem animal, o prejuízo ambiental é maior, pois a criação de carneiro ou boi demanda maiores quantidades de insumos que a produção vegetal.
Isso sem falar na questão do aumento de quantidade de resíduos sólidos, que é formado majoritariamente por resíduos orgânicos (60%).
Como evitar
Grande parte do desperdício de alimentos está na própria produção. Mas o consumidor pode contribuir de alguma forma para mudar esse quadro.
A primeira seria sempre que possível optar por alimentos produzidos localmente, uma vez que estes não sofrem (ou sofrem menos) as perdas do transporte e da degradação, tornando-se, quem sabe, um locávoro.
Outra forma de evitar desperdícios, é optar por consumir Pancs (Plantas alimentícias não-convencionais), pois essas são uma alternativa às monoculturas e muitas vezes nascem naturalmente em casa ou proximidades, podendo ser colhidas na hora do uso, ou pouco tempo antes, evitando também perdas de transporte a longa distância e degradação pelo armazenamento.
Você também pode contatar os produtores de alimentos mais próximos e formar grupos de consumo com seus vizinhos, pois fazendo compras coletivas o preço fica mais em conta e o produtor pode produzir de acordo com a demanda, evitando desperdícios.
Outra alternativa aliada a todas essas é compostar todo seu resíduo orgânico. Assim, em vez de virar “lixo” e ocupar espaço em aterros e lixões, ele servirá de insumo, inclusive, para você doar ou começar a plantar localmente em algum espaço compartilhado com vizinhos.
Equipe eCycle

Leave a reply