Pinga Fogo na Gazeta com o pré candidato a deputado Estadual Adriano Diogo

0
1015

Além de expor parte de sua histórica participação no desenvolvimento do bairro, o convidado respondeu alguns questionamentos feitos pelos presentes. Iniciou traçando um breve paralelo sobre o que era esse bairro quando tinha apenas a Avenida Mateo Bei e alguma coisa no Riacho dos Machados e que hoje parece uma cidade. Mesmo por isso que já se referiram ao bairro como Cidade São Mateus.
Fazendo divisa com os municípios de Mauá, Santo André até os ‘Planos Diretor da cidade’, mais recentes, era mais acentuada as características rurais com amplas áreas de interesse ambiental composta de chácaras, muitas nascentes e vegetação nativa. “Praticamente até 2004, São Mateus tinha características de local aonde as famílias vinham passar os finais de semana”, considerou. “Eram áreas remanescentes de grandes propriedades de famílias tradicionais e ricas como Setúbal, do avô da ex-senadora Marta Suplicy e outros tantos que com o tempo foram sendo loteadas e se adensando de forma tão intensa que até antigos aterros foram ocupados por moradias, muitas delas, ainda sem regularização fundiária, como, aliás, grande parte de toda São Mateus”, vai explicando.
Adriano comenta que as ocupações irregulares de áreas públicas e privadas têm contribuído muito para o adensamento e a desorganização dos distritos de São Mateus. Se um dia, num passado recente as ocupações tinham um caráter de forçar a justiça social e os preceitos constitucionais, agora, entretanto, as ocupações estão recheadas de interesses não tão nobres que tem feito recrudescer as ocupações nos espaços não ocupados. O fato é que muitos dos presentes registraram a presença de muitos estelionatários. Adriano comenta que a intensificação das ocupações irregulares e mesmo os bairros mais consolidados que estão sem a regularização fundiária tem contribuído para o crescimento desorganizado de grande parte das periferias nos distritos de São Mateus. Corredores importantes que ligam o bairro aos municípios do ABC expõem grandes contrastes. A situação é tão intensa que disse: “Se pudesse atuaria a maior parte do tempo em São Mateus”, ciente das infindáveis demandas das comunidades do distrito. “São Mateus tem muitos contrates, o Riacho dos Machados com sua superpopulação de ratos; o hospital geral de funcionamento sempre precário, as fronteiras com Santo André; o polo industrial que um dia já foi pungente; morro com potencial de atração turística, aterros e usinas de compostagem em frente ao Sesc em Itaquera, ou seja contrastes não faltam”, explica.
Com a crise aumentando mais penúria nas periferias
Adriano considera que quando há crise econômica ela sempre bate com mais força na periferia. Com a crise, mesmo os serviços públicos essenciais sofrem uma retração e qualquer retração em serviços sempre muito aquém da demanda torna a vida do povo ainda mais angustiante.
Adriano analisa que o golpe de 2016 que tirou a presidente Dilma Roussef do governo e as lambanças que o seu vice Michel Temer (MDB) vem promovendo no governo trouxe reflexos nas instâncias locais, como é o caso das prefeituras. Na prefeitura de São Paulo, por exemplo, além das creches que não ampliam a capacidade de atendimento até o transporte escolar foi suspenso aqui e ali deixando crianças em idade escolar sem condução. A merenda distribuída nas escolas também foi mexida e para pior. Há que se lembrar de que o ex-prefeito João Dória, atual candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSDB, queria colocar ração no cardápio das crianças.
“Como uma prefeitura, bilionária como a de São Paulo, congela a construção de centros unificados, os CEU’s”, pergunta o convidado. Como continua devendo vagas em creches; como não amplia as conveniadas para atender, por exemplo, as famílias da Vila Bela onde quase nenhum espaço regularizado sobrou para instalação de uma unidade, continuou perguntando, insinuando, com a concordância dos presentes, o descaso da municipalidade com a periferia.
Perguntado sobre quando o monotrilho de fato chegaria a São Mateus funcionando em capacidade plena, Adriano lembra que o movimento popular era contra a instalação dessa modalidade. O movimento queria mesmo era o metrô tradicional, tal como a cidade de São Paulo conhece. Diogo estava entre estes. O desejo dos moradores não foi observado por razões diversas, divulgadas em diversas oportunidades nas páginas da GSM, e o monotrilho, como obra, vem se arrastando ao longo do tempo.
A possibilidade de ele chegar a São Mateus ainda é mais palpável que a chegada do monotrilho a Cidade Tiradentes conforme consta no projeto original. Atualmente, Adriano aposta nos avanços na tecnologia que envolve o funcionamento do monotrilho para que o sistema atenda melhor as demandas que já são grandes. Até agora, entretanto, a liderança lamenta não ter dado certo, mas torce para que dê, uma vez que pesados recursos já foram colocados nas obras e nos equipamentos que envolvem o funcionamento do monotrilho. Enquanto isso não ocorre, Adriano reconheceu que até os ônibus biarticulados tem mais capacidade e comparativamente funcionam melhor que o monotrilho.
Morro do Cruzeiro como ponto turístico que não sai
Perguntado sobre a dificuldade de implantação do Morro do Cruzeiro como ponto ecológico de interesse turístico e que ajudaria a retomar a proteção do local, constantemente ameaçado por ocupação e uso irregular, Adriano lembrou que a modalidade dos créditos de carbono como moeda internacional de troca já não mais existe. Esses créditos foram utilizados na região por ocasião da extração de gás em aterro sanitário, portanto, não se pode mais contar com isso.
Adriano lamenta que em função dessa demora em ‘tombar’ o morro, as áreas verdes próximas e do entorno vem sendo alvo de seguidas tentativas de ocupação. Algumas criam raízes, outras, no mínimo, impactam de forma negativa a vegetação nativa normalmente com a derrubada de árvores e a vegetação rasteira.
A regularização fundiária é a principal prioridade assegura o ex-deputado, entretanto o esforço de regularização tem muito a ver com o caráter do governo de plantão. Diferentes concepções de governo têm diferentes entendimentos e envolvimentos nessa monstruosa tarefa, uma vez que é público e notório que a maior parte das aglomerações nos três distritos de São Mateus é irregular.
Segundo Adriano, a atual gestão da prefeitura de São Paulo terceirizou para uma empresa os serviços de regularização de lotes ocupados, como são muitos os casos na região. Em linhas gerais, Adriano é categórico em afirmar que tal empresa emite carnês e cobra por lotes que até já foram pagos em outras ocasiões a atravessadores ou grileiros ou ainda aos legítimos proprietários. “Praticamente o cara vai ter que recomprar o que já comprou”. Para efeitos de comparação, em outros governos essa regularização era iniciativa da gestão que assumia os custos via tesouro ou linhas de financiamentos ou fundos perdidos internacionais. “Lembro-me que desde muito tempo tenho insistido com lideranças e moradores sobre a importância da luta pela aquisição e conquista dos documentos de propriedade e posse de seus imóveis. Nem sempre é prioridade dos moradores”, esclareceu. Resumindo Adriano diz que é preciso enfrentar e superar a clandestinidade. “A principal coisa a se fazer em São Mateus é a regularização da posse da terra”, sentencia.
Tentando voltar à assembleia
Adriano Diogo é candidato a deputado estadual em São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores nas próximas eleições. Conforme ele mesmo diz, quer voltar porque ainda tem a contribuir com a política e a melhoria da qualidade dos parlamentares paulistas. Adriano é reconhecido como bom parlamentar, pelos que já o conheceu em outros mandatos “Quando passo na Alesp, onde antes eu aprontava tanto, as pessoas saem pelos corredores para me cumprimentar e perguntar quando volto. É gratificante. Considero-me um cara preparado para esse tipo de trabalho, tanto pelos mandatos que já fiz como pelo que pretendo retomar, caso eleito”, explica. Pelo sim, pelo não, dada a qualidade da atual legislatura, Adriano eleito nas próximas eleições é positivo.
União e mobilização como receita
Em face às inúmeras demandas elencadas pelos participantes, notadamente da regularização de ocupações antigas, preservação do meio ambiente, saúde, reforma trabalhista prejudicando os trabalhadores, governo decente até normatização do funcionamento do polo petroquímico que tem reflexos na saúde da população do Parque São Rafael, Adriano destacou a necessidade da sociedade e dos moradores ter conhecimento de causa, reunir forças, mobilizar e o especial cuidado em eleger parlamentares mais afinados com os interesses dos de baixo, da população e muita atenção ao que vai acontecer nos próximos meses rejeitando todo aquele parlamentar que tem apoiado reformas prejudiciais aos trabalhadores e a população não os reelegendo.
Apesar da situação de crise o convidado se mantem otimista em que, as pessoas conscientes, juntem os cidadãos de bem para conseguir consensos mínimos para atravessar o rio revolto dos tempos atuais. “Precisamos conversar com os diferentes e construir consensos para melhorar as vidas das pessoas em sociedade. Temos que repactuar essa quase anarquia e trilhar um caminho de justiça e zelo com as coisas púbicas”, emendou ao finalizar o encontro. (JMN)

Leave a reply