Pipa: esta arte jamais será esquecida

0
1743

Estima-se que as pipas tenham chegado no Brasil pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Mas, engana-se quem acha que essa é uma tradição lusitana e que já nasceu como uma brincadeira. Acredita-se que o primeiro exemplar do mundo tenha surgido, na verdade, na China, há cerca de 200 anos A.C., como um aparato militar. A pipa teria sido inventada por um general chamado Han Hsin, com o objetivo de medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial.
Pipa, papagaio, peixinho, raia, quadrado … não importa a denominação! O que importa mesmo é que este brinquedo artesanal, que voa baseado na força do vento e em seu posicionamento, divertiu a infância de muita gente brasil a fora. Porém, infelizmente, essa cultura se perdeu ao longo do tempo com a chegada tecnologia. Exatamente por isso que o Jornal Gazeta São Mateus e a Associação Brasileira de Pipa promovem oficinas de pipa em vários locais na região de São Mateus.
Resgatando essa cultura da pipa, ensinando adultos e crianças a fabricar, de forma artesanal, o brinquedo com três varetas revestidas por papel de seda. Uma maneira de interagir com as crianças é uma boa opção para pais que buscam uma atividade interativa e lúdica para fazer com seus filhos, nascidos na era digital e que não largam por nada os jogos virtuais e computadores.
Como brincar:
Depois de montar a sua própria pipa, é preciso aprender a empiná-la. Escolha um dia ensolarado, com vento bom e um espaço aberto bem longe de postes e fios. Se posicione contra o vento e bem devagar, vá soltando a linha da sua pipa para que ela vá subindo. Mas, atenção: nada de usar cerol! Essa técnica de cortar outras pipas no ar com pó de vidro e cola de madeira ou linha chilena, além de desleal, pode ser fatal e atingir alguém. Portanto, muito cuidado e boa diversão!
Oficina de Pipas
Objetivo da atividade: Socialização, trabalho em equipe, coordenação motora, cores, formas geométricas, matemática, meio ambiente-conscientização (brincadeira ao ar livre, linha comum, longe da rede elétrica e de avenidas, sem riscos à saúde).
INCLUSÃO – BRINCANDO COM A COMUNIDADE!

Tags#pipa

Leave a reply