Prefeito visita CTA São Mateus que abriga imigrantes venezuelanos

0
1084

O prefeito Bruno Covas, acompanhado do Prefeito Regional de São Mateus, Fernando Elias, vereadores que atuam na região e uma grande quantidade de pessoas, visitou no domingo, 6 de maio, o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) São Mateus, na Zona Leste, que, desde 6 de abril, acolhe imigrantes venezuelanos. As secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Saúde, Educação e Relações Internacionais trabalham em conjunto no atendimento, prestando apoio institucional, prevenindo o agravamento da situação de emergência e também dando suporte para que essa população tenha o máximo de autonomia.
A Prefeitura, atendendo aos pedidos do Governo Federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), aceitou participar do programa solidário de acolhimento à população venezuelana vinda das cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima.
Atualmente, a cidade de São Paulo acolhe 220 imigrantes venezuelanos nesta situação, sendo que 59 deles chegaram ao município nesta sexta-feira (4). São 183 no CTA São Mateus, 28 no CTA Butantã e nove mulheres no Centro de Acolhida para Imigrantes Penha (CAI).
Funcionários do CREAS recebem capacitação
Para facilitar o atendimento aos imigrantes, os gerentes dos centros de acolhida e dos Centros Pop e os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) receberam capacitação, tendo aulas que abordaram questões culturais e as peculiaridades das demandas relativas a refugiados e imigrantes. Equipes do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, orientarão sobre regularização migratória, assessoria e suporte jurídicos – trabalho que será feito em parceria com a Defensoria Pública da União –, e socioassistencial, incluindo apoio psicológico e encaminhamento para oficinas de qualificação profissional.
O primeiro grupo de 161 venezuelanos recebeu CPF e Carteira de Trabalho brasileiros. A Rede Cidadã, em parceria com a SMADS, promoveu a capacitação de 66 pessoas para o Programa Trabalho Novo. Em cooperação com o setor privado, a Prefeitura busca empresas que necessitem de pessoas que falem espanhol ou que tenham interesse em contratar a mão de obra relacionada às qualificações identificadas nos imigrantes.
O Centro Universitário Ítalo-Brasileiro oferecerá 50 bolsas de estudos da Língua Portuguesa, além dos 80 que já iniciaram esse estudo em uma escola próxima ao CTA. Também foram realizados mutirões de atendimento médico e odontológico, estética e massagem e, corte de cabelo e barba.
Centro de Referência
Os imigrantes que chegam à capital também podem ser atendidos em mais de sete idiomas (português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili, lingala, entre outros) no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH).
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Japurá, nº 234, Bela Vista, Zona Central, ofertando orientação para regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União), encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. A equipe também atende vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.
A pasta ainda conta com o projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes – em que são oferecidos cursos em escolas municipais estruturados em módulos, com material didático próprio e aberto para imigrantes de todas as nacionalidades.

Leave a reply