Prefeitura no Bairro realiza mais de oito mil atendimentos em São Mateus

0
660

Ação concentrada de zeladoria e oferta de serviços públicos recolheu 240 toneladas na Operação Cata Bagulho e equipes da subprefeitura cortaram a grama de 64 mil metros quadrados

O programa Prefeitura no Bairro, iniciativa que leva serviços e políticas públicas de maneira intensiva a locais com alta vulnerabilidade social, já realizou quase oito mil atendimentos em São Mateus, zona leste. O prefeito Fernando Haddad visitou no dia 30 as ações realizadas no distrito do Iguatemi. Desde segunda-feira (27), a operação cata-bagulho recolheu 240 toneladas, e equipes da subprefeitura cortaram a grama de 64 mil metros quadrados. Durante a visita, Haddad ouviu demandas e sugestões da comunidade na praça Oslei Francisco Borges e na Paróquia Santíssima Trindade.
“Um secretário sozinho não consegue resolver o problema. Por isso que nós estamos trazendo toda a equipe. O que vocês falaram, todos os secretários ouviram, porque a gente vai sair daqui com um plano de trabalho. Queremos ver o bairro em seu conjunto. Tem sido muito rica esta experiência, porque a gente interage”, afirmou Haddad.
Acompanharam os encontros com a comunidade os secretários Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência), Alexandre Padilha (Relações Governamentais), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania) e Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras).
Em conversa com a comunidade, a equipe da prefeitura recebeu demandas nas áreas de saúde, habitação e regularização fundiária. Além das reuniões, o prefeito Haddad visitou a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Iguatemi, que terá suas instalações renovadas.
Na praça Oslei Francisco Borges, o setor de assistência social, que disponibiliza cadastro em programas sociais, atendeu 200 pessoas em quatro dias. Nas unidades móveis da secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, 250 pessoas tiveram acesso a serviços de emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para oportunidades de emprego e formalização de microempreendedores. Na área de saúde, foram cadastrados 400 pedidos de cartão para o sistema Único de Saúde (SUS) e 24 demandas para a Ouvidoria de Saúde. A equipe realizou 80 testes para tuberculose e ofereceu 3650 orientações de saúde, para doenças sexualmente transmissíveis e AIDS e para dengue. O setor de zoonoses realizou 1500 atendimentos e vacinou 330 animais de estimação. Cerca de 1300 pessoas passaram pelo ônibus-biblioteca e pela doação de mudas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recebeu 92 solicitações e forneceu informações a 500 pessoas. O setor de Iluminação, por sua vez, recebeu 80 pedidos.
Há ainda atendimentos nas áreas de mediação de conflitos, educação, esportes e meio ambiente. As tendas também oferecem serviços como orientação especializada sobre direitos das mulheres e das pessoas com deficiência.
Durante o Prefeitura no Bairro, a área recebeu ações intensivas de zeladoria. “Várias pessoas pediram uma ponte em um local onde passavam no meio do córrego, sujando o sapato. E nós conseguimos fazer. Fizemos também cata-bagulho, tapa-buraco, iluminação. Agora as entradas do Recanto Verde do Sol e do Limoeiro vão ter um semáforo, que as pessoas tinham pedido há muito tempo”, disse o subprefeito Fábio Santos (São Mateus).
Em quatro dias, foram recolhidas 240 toneladas de resíduos em operações cata-bagulho. Equipes da subprefeitura cortaram grama de 64 mil metros quadrados, na avenida Bento Ghelfi, na praça Oslei Francisco Borges, na estrada dos Fidélis, no escadão da rua Pedro Ramazzani, na praça Tanque do Zunega e na rua Borzeguin. O bairro também recebeu 44 podas de árvores, 12 remoções e 50 plantios. As ações de tapa-buraco utilizaram 150 toneladas de asfalto. O bairro ganhou ainda passarela na rua João Rosa com a travessa dos Fidélis e recomposição de passeios na praça Oslei Francisco Borges e na rua Tauro.
“É uma iniciativa boa, a gente poder vir aqui e falar o que está precisando. Já valeu a pena. O bairro já está mais seguro para a gente circular, porque tiraram o lixo das calçadas, o mato”, disse a moradora Sofia Duarte, que atua no movimento popular de saúde.
A avenida Bento Ghelfi, principal via do bairro, recebe nesta semana uma ciclovia, reforço na iluminação e na limpeza, construção de calçadas e sinalização de trânsito. Semáforos estão em instalação nas entradas para o Recanto Verde Sol e para o Jardim Limoeiro, e o acesso à travessa do Fidelis terá uma ponte para pedestres. Além da avenida, mais de 170 ruas recebem limpeza, pintura de guias, capinação, tapa buraco e atividades de conservação de áreas verdes, poda de árvores, manutenção de galerias, vielas e sarjetões. Os córregos Limoeiro e Alto Alegre receberam limpeza manual.
No distrito do Iguatemi vivem atualmente 130 mil pessoas. A quinta edição do Prefeitura no Bairro beneficia as áreas do Recanto Verde do Sol, Jardim Limoeiro I e II, Jardim Alto Alegre e Jardim Arantes.

Da assessoria.

Leave a reply