Prefeitura realiza plantio no Parque Jardim da Conquista

0
1028

Com o Projeto Sampa Verde, iniciativa visa cumprir meta de plantar 200 mil árvores privilegiando áreas com menor cobertura vegetal.
Domingo (10), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou o primeiro plantio do ano, que aconteceu no Parque Jardim da Conquista, região leste da capital. O objetivo da iniciativa é cumprir a meta 23 do Programa de Metas 2017-2020 e faz parte do Projeto Sampa Verde. O projeto total prevê naquele espaço o plantio de 5.788 árvores de espécies nativas, como coração-de-negro, ipê-roxo e guatambu, até o próximo ano. A ação trará grandes benefícios para a fauna e flora do local, além de criar uma conexão com os fragmentos florestais existentes nas áreas vizinhas.
Nesta primeira fase foi plantadas 500 árvores nativas, numa área de aproximadamente 34.000 m², com a ajuda de voluntários e moradores da região. “O projeto Sampa Verde prevê um plantio com qualidade, e o nosso maior objetivo é promover cada vez mais uma cidade sustentável para a população, e por isso essa iniciativa é tão importante.”, diz o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.
Meta 23
A meta 23 do Programa de Metas 2017-2020 prevê o plantio de 200 mil árvores no município, com prioridade para as dez Prefeituras Regionais com menor cobertura vegetal. É o caso da Prefeitura Regional de São Mateus, onde o parque está localizado. A meta está em conformidade com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que prevê “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Projeto Geração + Verde
Neste mesmo dia (domingo, 10), Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil dão mais um importante passo no compromisso firmado em 2017 com o Geração + Verde. Além do apoio institucional à ação da Prefeitura, serão plantadas 25 árvores de grande porte (cerca de 2,5 metros), também no Parque Jardim da Conquista). A ação inclui entretenimento e educação ambiental por meio de contação de histórias, oficinas de sementes, exposição de maquete sobre o ciclo hidrológico e recreação para crianças e atividades esportivas para os presentes. Toda a interação sobre as espécies a serem plantadas tem o apoio e operação da Fundação SOS Mata Atlântica.
“Agua é prioridade da Coca-Cola Brasil e nossa atuação busca contribuir muito além dos muros de nossas fábricas. O plantio das mudas na cidade de São Paulo se soma aos mais de 100 mil hectares onde já trabalhamos para o reflorestamento e recuperação das bacias hidrográficas em todo o país. O projeto ainda reforça a importância da união entre a iniciativa privada, sociedade civil e o poder público em busca de soluções que gerem impacto social e ambiental positivos”, afirma Flavia Neves, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
Parque Jardim da Conquista – Av. Nova Conquista, 1.900 – Jardim da Conquista

Leave a reply