Prêmio Heleieth Saffioti homenageia feministas mortas em acidente

0
849

Na noite do dia 26/03, no Salão Nobre, a Câmara Municipal promoveu a entrega do Prêmio Heleieth Saffioti, de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT). A iniciativa premia mulheres ou entidades que tenham se destacado em ações de combate à discriminação social, sexual ou racial e na defesa dos direitos das mulheres no município de São Paulo.
As feministas Rosângela Rigo (1964-2015) e Lurdinha Rodrigues (1960-2015) foram homenageadas postumamente. Ambas integravam a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e faleceram após um acidente de carro, em 14 de fevereiro deste ano.
“Elas tem uma grande história, na questão de mulheres negras, indígenas e LGBT. Tiveram uma organização muito forte, de mobilização e formação de muitas mulheres que estarão hoje aqui para que nós possamos estar nesta caminhada em busca dos direitos. Elas estavam o tempo todo pautando as questões das mulheres na sociedade e com certeza é uma justa homenagem”, declarou Juliana.
Emocionada, Iracema Rodrigues, 94, mãe de Lurdinha, contou que nunca proibiu a filha de participar dos movimentos feministas. Para ela, a luta pela igualdade alimentava a vida da filha. “Eu ia junto para ficar observando ela. Como era aguerrida. Me lembro de uma ocasião, durante a ditadura, em que Lurdinha se escondeu da polícia dentro da igreja da Sé”, contou.
“Eu gostaria que várias mulheres como elas recebessem essa mesma homenagem em vida. Acho que o maior exemplo que pode ficar é que essas mulheres guerreiras que continuam, sigam buscando e sejam reconhecidas pela sociedade”, destacou Cláudia Possan Fosqueira, prima de Rosângela.
Rigo atuava como secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (SAIAT) e foi titular da Coordenadoria da Mulher na prefeitura de Campinas, além de secretária da Mulher na prefeitura de Suzano. Rosangela também participou do grupo feminista GTPOS/SP (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual). Já Lurdinha estava como coordenadora-Geral da Diversidade, mas atuou na Liga Brasileira de Lésbicas, e foi integrante do Conselho Nacional de Saúde e do Instituto Patrícia Galvão.
SOBRE O PRÊMIO – Heleieth Saffioti foi uma socióloga e militante feminista falecida em 2010, pioneira na América Latina nos estudos de gênero no universo acadêmico, cuja produção intelectual contribuiu para a construção de novos marcos teóricos para o desenvolvimento de uma sociedade com igualdade e justiça social.
O Prêmio é uma ideia da vereadora Juliana Cardoso, criado a partir do Projeto de resolução (PR) nº 2 de 2012 e está na terceira edição. No primeiro ano, foi concedido à própria família de Heleieth Saffioti, e em 2014 homenageou a casa de parto da Associação Comunitária Monte Azul, a União de Mulheres de São Paulo e uma das fundadoras da entidade, a militante feminista Amélia Teles, que milita pela causa desde a década de 60.
A escolha das homenageadas foi realizada feita pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher e Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo; Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; União de Mulheres de São Paulo; Centro de Informação da Mulher; Marcha Mundial das Mulheres e Articulação Popular e Sindical de Mulheres Negras

Leave a reply