São Mateus reivindica melhorias na saúde

0
1095

Na audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, realizada na Câmara Municipal na última quarta-feira, dia 27 de maio, o secretário adjunto Paulo Puccini ressaltou o aumento das despesas em R$ 400 milhões registrado no orçamento nos quatro primeiros meses deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento de gastos, quando foi aberta a palavra ao público, os assuntos predominantes foram os problemas recorrentes em São Mateus como ausência de médicos, falta de remédios e, sobretudo, a demora dos investimentos em equipamentos de saúde previstos para a região.
A primeira reivindicação foi a lentidão na implantação da URSI (Unidade de Referência do Idoso) de São Mateus. “Ela consta no Plano de Metas 2016, existe até uma área municipal para isso no CDC São Mateus, mas até agora não há notícia se já foi licitada”, declarou Darcy Apariz. “Somos 40 mil idosos na região esperando atendimento especializado”.
Moradores se revezaram ao microfone. “Sabemos da transição com a mudança de OS nas administrações das unidades, mas a saúde de São Mateus está esquecida”, comentou Nair Rezende. “Das quatro UBS previstas para a região, a do Limoeiro, Parque das Flores e a do Palanque não saíram do papel. E a que ficou pronta, a das Laranjeiras está um brinco, mas faltam médicos”.
Além de cobrar a implantação do Programa Assistência ao Idoso (PAI), Deise Achiles, também questionou o motivo pelo qual a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jardim São Francisco ainda não foi licitada. “Existe até verba disponível do Programa Minha Casa Minha Vida para a construção”, disse.
Já Iolanda Brunetti apresentou uma lista detalhada da carência de médicos e de outros profissionais na região, até mesmo nas entidades conveniadas Santa Marcelina e SPDM. “O mais grave ocorre nas cinco AMAS”, contou. “Dos 150 plantões previstos na semana, apenas 37 são preenchidos, quer dizer 20%”.
O secretário admitiu problemas na região e reafirmou que há projetos para melhorias. “De f ato, existem vazios assistenciais em São Mateus que atendam os seus 600 mil habitantes”, comentou. “Estamos numa fase de contingenciamento no orçamento, mas das 15 UBS que aguardam a liberação de verbas, a UBS do Palanque está inclusa”.
Sobre a URSI Puccini afirmou que se trata de programa criado em São Paulo. “Portanto, não há verba prevista do SUS (Sistema Único de Saúde) e que assistência geriatra não deve se restringir as URSIs, mas também nas UBS”, argumentou. “A partir de 1º de junho, as unidades de saúde de São Mateus serão administradas pela Fundação ABC e nossa expectativa é das melhores”. Antes do encerramento da audiência, moradores ainda solicitaram visita do secretário José de Filipii Júnior a região.
Vereadora Juliana Cardoso

SAÚDE EM SÃO MATEUS
Durante a audiência, os moradores de São Mateus cobraram melhorias nas unidades de saúde da região. “Nós estamos sem médicos. Não tem medicação, as UBSs estão abandonadas e o povo todo sofrendo. A gente reivindica também prevenção de saúde”, disse a Conselheira Participativa, Tida Ferreira.

Leave a reply