São Paulo recebe apoio de militares para combate ao Aedes aegypti

0
1121

Ação faz parte da campanha nacional contra a proliferação do mosquito, que transmite os vírus da dengue, zika e febre chikungunya
Cinco mil profissionais das Forças Armadas atuaram em São Paulo no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, zika e febre chikungunya neste sábado (13). A formatura dos militares aconteceu no Comando Militar Sudeste, na zona sul. Durante o dia nacional de mobilização contra o Aedes aegypti, houve a participação de 480 agentes da Marinha, 2.789 do Exército e 1.752 da Força Aérea nas visitas de combate aos criadouros do inseto.Atualmente, 100 homens do Exército atuam junto com agentes de controle de zoonoses nas ações de prevenção nas regiões norte e oeste da cidade. A Secretaria de Saúde discute com o comando das Forças Armadas a elevação desse efetivo, que passa por uma capacitação antes de ir a campo.
Para o prefeito Fernando Haddad, a atuação das Forças Armadas dará mais força aos trabalhos de conscientização e prevenção das doenças. “Nós só lograremos êxito se tivermos uma intensa mobilização da sociedade em geral e o Exército, a Marinha e a Aeronáutica podem com essa ação, determinada pelo governo federal, dar um exemplo muito importante de como proceder. Vamos atuar nas escolas, com os agentes comunitários de saúde e com todos os profissionais servidores públicos da cidade, mas sabendo que poderemos contar, só na capital, com efetivo de reforço. Isso vai intensificar as ações que já foram iniciadas ano passado e que foram muito saudadas e celebradas pela população”, afirmou Haddad.
Os militares visitarão residências, empresas e espaços públicos para oferecer informações sobre a eliminação dos focos e criadouros do Aedes aegypti, em um trabalho educativo. Em todo o Estado de São Paulo, as Forças Armadas atuarão com uma equipe de 22.658 pessoas. “A primeira missão das Forças Armadas é a defesa da nossa pátria, mas ao mesmo tempo nos solidarizamos e temos um papel importante na construção do país, não estamos indiferentes ao sofrimento do nosso povo”, disse o ministro Aldo Rebelo (Defesa).
A formatura integra as atividades do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti, esforço do governo federal no combate ao vetor da dengue, chikungunya e zika. A Prefeitura de São Paulo promoverá neste sábado (13) uma série de ações e lançará novas ferramentas como parte do Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti.
Também estiveram presentes no evento o ministro Antonio Carlos Rodrigues (Transportes), o secretário especial de Direitos Humanos do governo federal Rogério Sottilli e o secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha.
Sem-Título-1

Leave a reply