Significado das cores das flores

0
22082

Quando enviamos flores, enviamos junto o nosso carinho e nossa afeição. Hoje em dia, os próprios arranjos desenvolvidos pelos floristas procuram combinar a simbologia de diversas flores Além dos significados, as cores das flores também dizem muito sobre nossas intenções e podem traduzir sentimentos e emoções para quem é presenteado, pois as cores, seu perfume e suas formas costumam despertar nas pessoas sentimentos dos mais variados.
Desde a antiguidade se convencionou criar simbolismos para flores específicas. Existem variações para essa simbologia, mas as mais comuns são:
Significado das Cores das Flores
Flores Brancas
As flores brancas significam o perdão, a paz, a inocência, a pureza, lealdade. Exemplos: orquídeas, rosas, lírios, tulipas entre outras.
Flores Vermelhas
O principal significado das flores vermelhas é o amor. Essa cor simboliza a paixão, atração, fidelidade e amor. Exemplos: gérberas, tulipas, rosas, crisântemos entre outras.
Flores Azuis
É a cor do céu e do mar, simboliza a confiança, harmonia, amizade, fidelidade, amor. Exemplos: íris, Hortência, violeta entre outras.
Flores Amarelas
É uma cor alegre, que estimula a memória. É considerada a cor do verão e do sol e simboliza a amizade, o sucesso. Também expressa satisfação e alegria. Exemplos: girassol, margarida, lírio, rosa, crisântemo, tulipa, gladíolo.
Flores Roxas ou Violetas
É a cor da dignidade, do mistério, da aristocracia, da ausência de tensão, porém pode lembrar a violência, a agressão. Exemplos: hortênsias, amor-perfeito.
Flores Verdes
É a cor da esperança, simbolizam a prosperidade, a sorte, dinheiro, fertilidade, crescimento. Exemplos: plantas, folhagens, fícus, heras, peperômia, antúrio.
Flores Laranjas
É a cor do fogo, significa contentamento, festa, fascínio, e pode também revelar orgulho. Exemplos: gérberas, orquídeas, tulipas.
Flores Cor de Rosa
Simbolizam a delicadeza, beleza, juventude, o amor. Exemplos: rosas, lírios, orquídeas, gladíolos, cravos, boca-de-leão.
Combinação de Cores
Vermelhas e amarelas – Felicidade.
Combinação de tons claros – Amizade e solidariedade.
Vermelhas e brancas – União e harmonia
Diferentes tons de rosa e vermelho – Amor e felicidade.

Leave a reply