Solidariedade em fios: campanha incentiva doação de cabelo a paciente com câncer

0
904

Mechas doadas serão usadas para produção de próteses capilares em parceria que envolve Instituto do Câncer e Fundo Social de Solidariedade
O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira (16) do lançamento da campanha “Solidariedade em fios”, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
A iniciativa em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP) incentiva doações de fios de cabelo para produção de próteses capilares para pacientes do Icesp, em tratamento contra o câncer.
O FUSSESP participa da campanha com a oferta de cursos de Prótese Capilar e Megahair. A ideia é estimular a solidariedade e resgatar a autoestima dos pacientes. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que faz um alerta pela prevenção do câncer.
“Destaco o efeito que a iniciativa tem na saúde das pacientes”, disse Alckmin. “Não apenas o bem-estar físico, mas também psíquico e social. Este é o conceito mais avançado que nós temos: o tratamento mais humanizado e promoção da alta estima para melhorar a saúde”, destacou o governador.
Para participar da campanha basta doar uma mecha de 12 cm ou mais de cabelo, que pode ser de qualquer tipo (crespo, liso, ondulado, colorido etc.). As mechas de cabelo doadas devem estar limpas, presas por elástico e acondicionadas em sacos plásticos.
Se preferir, o doador pode ir à sede da Escola de Beleza do Fussesp, no Parque da Água Branca, em São Paulo (Rua Ministro Rocha Godói, 180. Perdizes), e ganhar um corte de cabelo gratuito. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A campanha também aceita doações pelo correio. Nesse caso, elas devem ser encaminhadas aos cuidados do Fundo Social de Solidariedade, para o seguinte endereço: Avenida Morumbi, 4500, 2º andar, sala 232, São Paulo, SP, Cep.: 05650-905. Siga o mesmo procedimento acima, e coloque a doação em um envelope.
Curso do Fussesp
A presidente da Fussesp, Lu Alckmin, disse que costumava ouvir relatos de alunas da Escola de Qualificação Profissional mantida pelo fundo, que passaram por tratamento contra o câncer, sobre como a perda de cabelo influía na alta estima.
Desses relatos surgiu a ideia de aproveitar a experiência dos cursos de Beleza para criação de cursos de Prótese Capilar e Megahair através dos quais o aluno poderia contribuir com a campanha e doar próteses aos pacientes em tratamento pelo Icesp.
Como parte do curso que terá 64 horas de duração, o aluno aprende técnicas de visagismo, estudo de personalidade e desejo do paciente aplicadas em entrevista para a produção da prótese mais adequada.
As inscrições para a primeira turma do curso podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) ao dia 20 de outubro, na sede do Fussesp. Inicialmente, estão disponíveis 10 vagas. Para participar é preciso ter a partir de 16 anos de idade, formação de cabeleiro e noções de costura.
O curso será realizado no período de 6 a 16 de novembro. Para mais informações sobre a campanha, os interessados devem ligar para o Fussesp, nos seguintes números de telefone: (11) 2588-5783 ou 2765-4957

Leave a reply