SP inaugura central para tratar lixo orgânico

0
645

Depois de distribuir compoteiras para moradores da cidade de São Paulo, o prefeito da capital, Fernando Haddad, anuncia a inauguração de uma central de compostagem que irá dar destino correto a resíduos orgânicos gerados pelas feiras livres da cidade. Esta é a primeira de quatro centrais espalhadas pela cidade, que serão implementadas durante 2016.
“É muito importante recolher os resíduos das feiras e descartar de forma correta, poupando espaço no aterro sanitário. Temos estudos que mostram que podemos reduzir de 10 a 20% o volume do que é destinado hoje para os aterros por meio da compostagem”, comentou o prefeito durante a inauguração.
A unidade piloto vêm recebendo, desde setembro, aproximadamente 35 toneladas de resíduos orgânicos todas as semanas. O lixo é coletado em 26 feiras realizadas na zona oeste da cidade. O objetivo é conseguir abranger 900 feiras livres do município.
Compostagem é a maneira correta, limpa e rápida de transformar resíduos orgânicos em adubo. Existem várias formas de se fazer isso, mas a maneira escolhida para a central de São Paulo é controlar a matéria orgânica e úmida a ser processada com palha de grama seca. Ao contrário do que muitos pensam, não há mau cheiro no processo.

Por Jéssica Miwa

Leave a reply