Subprefeitura de Guaianases realiza Combate à Dengue no Jd. Aurora

0
707

A próxima ação será realizada no próximo dia 18/04, das 9h às 13h

A Subprefeitura de Guaianases realizará no próximo sábado (18/04), uma nova ação prevista no Comitê Regional de Combate à Dengue no quadrilátero das Ruas Francisco Bitancourt, Calixto Fonseca, Miguel Martins Lisboa, Lourenço da Rocha e Claudio da Costa, no Jardim Aurora.
No local, será realizado o trabalho de prevenção, bloqueio e eliminação de criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue e Chikungunya. No último sábado, dia 11/04, na ação corrida no Jardim Etelvina, foram distribuídos folhetos e cartilhas educativas que alertam sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Cerca de 120 imóveis foram visitados. O bairro também recebeu uma ação da Operação Cata Bagulho.
A iniciativa foi do Prefeito da Cidade de São Paulo, que, em 05 de março de 2015, criou a Portaria 102, que constituiu, nas Subprefeituras, os Comitês Regionais de Combate ao Aedes (dengue). As ações serão realizadas em conjunto com as Secretarias da Saúde, Educação, Verde e do Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, e também com a Defesa Civil, Supervisão de Vigilância da Saúde – SUVIS. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos de contaminação da doença, que pode até matar. Contamos com a participação da população para que recebam os profissionais nas suas residências!
Dados Gerais
No período de 4 de janeiro a 28 de março, 31.980 casos foram notificados e 8.063 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 7.861 casos notificados e, destes, 3.183 autóctones confirmados. Cerca de 38% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo. Também foram confirmadas outras duas mortes nas regiões leste e sul da cidade, somando quatro óbitos pela doença neste ano.
Ações de combate ao mosquito
É importante esclarecer que a dengue está mais associada às altas temperaturas e à água limpa do que simplesmente à chuva, porque qualquer pequena concentração de água, desde uma tampinha de garrafa a um prato de vaso pode ser um criadouro.
A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) considera que o aumento dos casos neste ano está associado ao calor, que acelera o desenvolvimento do mosquito e ao acúmulo de água limpa sem proteção, devido à crise de abastecimento dos últimos meses.
A Prefeitura reforçou o trabalho dos 2.500 agentes de zoonoses em toda cidade, com ações de visitas porta a porta, grupos de orientação e ações de combate nos locais de grande concentração de pessoas. Desde o último dia 23, com apoio das subprefeituras, foram realizadas em toda a cidade 22 operações Cata Bagulho, 28 “arrastões”, 14 ações de intensificação de distribuição de telas para caixas d’água e dez limpezas de córrego.
Os paulistanos devem se atentar à necessidade de ação individual preventiva para eliminar criadouros de mosquito Aedes aegypti. A visita de equipes é programada com base no mapeamento de pontos críticos, a partir dos casos confirmados. E uso de nebulização pesada (“fumacê”) só ocorre em última instância, emergencial, e funciona para eliminar mosquitos, sem efeito prático na eliminação de criadouros. Mais de cem mil domicílios já passaram por ação da nebulização, beneficiando mais de 350.000 pessoas.
Desde segundo semestre do ano passado, a secretaria municipal de Saúde intensificou as ações de prevenção e adotou duas novas estratégias para o combate às doenças. A portaria 2.286/2014 estabelece que os serviços públicos e privados de saúde devem realizar, em até 24 horas, a notificação compulsória dos casos suspeitos. A Secretaria criou ainda comitês locais de prevenção nas subprefeituras, para fortalecer o contato com a comunidade e o trabalho integrado nas ações de campo. Durante uma reunião realizada na manhã de hoje, diretores de hospitais públicos e particulares receberam orientações de como agir e como diagnosticar os casos da doença.
Desde o dia 12 de fevereiro, o Plano Municipal de Combate ao Aedes-Aegypti ganhou reforço com a integração de equipes da Defesa Civil. Em cerimônia realizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, 32 viaturas do órgão foram entregues devidamente adesivadas e equipadas com alto-falantes para a conscientização da população. Sete viaturas estão somente na região norte, mais atingida pela dengue.
Durante a vigência do plano, toda quarta-feira, desde 25 de fevereiro, equipes da Secretaria de Saúde distribuem panfletos e revistas educativas que tratam das formas de prevenção e combate aos criadouros em pontos estratégicas da cidade, de grande concentração de pessoas, como terminais de ônibus e portas de estações de metrô.

Leave a reply