Sustentabilidade Reaproveitamento de Resíduos Sólidos

0
2932

O Planeta Terra pede socorro, ele não suporta mais o lixo produzido pelo homem. Felizmente podemos dar um destino adequado ao lixo que produzimos sem que esse afete negativamente o meio ambiente usando o processo da reciclagem. Para isso basta termos um pouco de conhecimento em reciclagem, disposição e boa vontade. O reaproveitamento dos resíduos sólidos diminuirá a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários e também poupará a necessidade de retirar a matéria-prima da natureza.
Existem técnicas para o reaproveitamento de resíduos sólidos como os plásticos, papéis e papelões, vidros, alumínios e outros.
Para a reciclagem de plásticos
Começa pela separação manual de todo o material, depois de separado é moído e diluído sob uma grande agitação. Deste processo será gerada uma massa. Essa massa será separada, seca e aglutinada, Ela segue então para uma máquina que efetua a extrusão, dando formato ao objeto que se deseja. Exemplo: mangueira, solas de sapato, objetos de decoração, baldes etc..
Reciclagem de papéis
Começa também pela separação dos papéis, depois de separados eles devem ser picados. Tendo já o papeis picados coloque- os de molho em uma vasilha com água. Depois de bem amolecidos despeje em um processador para obter uma massa que fique parecida com papel machê. Logo em seguida leve a massa a uma prensa, feito isso é só tingir e deixar secar.
As fábricas utilizam o papel reciclado para fazer papel tolha, lenço de papel, papel para impressão e outros. Para tirar as tintas e colas dos papéis que serão reciclados haverá necessidade do uso de produtos químicos e se não forem usados de maneira correta podem causar danos ao meio ambiente.
Também as latas de alumínio e os vidros são bastante usados no reaproveitamento dos resíduos sólidos, e as técnicas empregadas assim como as dos papeis e plásticos são muito importantes porque são de baixo custo, e colaboram com o meio ambiente conseguindo diminuir o consumo de energia elétrica, matérias-primas, energia de óleo combustível e, sendo assim, os produtos chegam mais baratos ao consumidor.
Para que haja cada vez mais o aproveitamento dos resíduos sólidos é necessário que todos nós tomemos a consciência que cada um tem que fazer a sua parte. Separe o seu lixo e ajude a chegarmos mais próximos de um mundo sustentável.

Leave a reply