Vereadora propõe criação do Parque da Fazenda da Juta

0
2129

A Câmara Municipal aprovou em segunda votação na quarta-feira, dia 22 de junho, o Projeto de Lei nº 102/14, de autoria da vereadora Juliana Cardoso para a instalação do Parque Municipal no Bairro Fazenda da Juta, em Sapopemba.
O terreno com pouco mais de 150 mil m² está situado na confluência da Rua Augustin Luberti com a Rua André Thevet e Rua Luca Confaliti. A área possui cobertura vegetal com remanescentes da Mata Atlântica e vocação natural para se tornar parque público.
O PL segue para sanção do prefeito Fernando Haddad que tem prazo legal de 15 dias para se manifestar. Em 2011, a Câmara já havia aprovado projeto semelhante também da vereadora Juliana Cardoso, mas o então prefeito Gilberto Kassab acabou vetando a iniciativa.
Como forma de incentivar mais verde o Projeto de Lei ainda estabelece que o espaço deverá produzir mudas privilegiando espécies nativas da flora local para plantio no próprio parque e para distribuição para escolas e população da região.
“O impacto desse novo parque não vai trazer apenas benefícios ambientais, mas sociais, pois a grande maioria da população do Sapopemba é de famílias de baixa renda”, comenta a vereadora Juliana Cardoso. “No Sapopemba faltam equipamentos sociais e de lazer que possam permitir uma maior convivência comunitária dos moradores”.
ÍNDICES PREOCUPANTES
Sapopemba é o distrito mais populoso da cidade com 290 mil habitantes. O bairro da Fazenda da Juta surgiu na década de 80 a partir da luta dos movimentos sociais por habitações populares. A região de Sapopemba abriga grande conjuntos habitacionais como a própria Fazenda da Juta, além do Promorar e Teotônio Vilela, mas exibe índices preocupantes em termos de qualidade de vida.

Leave a reply