Medo de mudanças: Dicas para enfrentar novas situações com mais tranquilidade

0
955

Mudar uma situação, mesmo quando a decisão partiu de si própria, pode ser um processo difícil. É normal ficar mais apreensiva, ansiosa e com medo de um futuro que ainda é incerto. No entanto, as mudanças trazem aprendizados importantes e podem render bons frutos lá na frente. Veja como enfrentar o momento com mais tranquilidade para iniciar 2015 muito mais leve.

Liste os prós e contras da mudança
Mesmo que só mentalmente, procure avaliar quais serão os prejuízos e benefícios dessa nova situação. Assim, você fica mais consciente do que pode acontecer durante esse período de transição e tem mais tempo para se preparar sua mente e suas atitudes
Aceite o medo
Negar que você está com medo só vai te deixar ainda mais apreensiva. Aceite que é normal ter receio do desconhecido, assim você pode conseguir lidar melhor com os sentimentos que surgirão ao longo da mudança
Estabeleça objetivos
Projetar uma meta e estabelecer aonde você quer chegar ajuda a enfrentar com mais segurança os obstáculos que aparecerem pela frente. Além disso, ter um foco claro ajuda a encarar com menos medo os caminhos que você precisa seguir.
Converse sobre isso
Tente não guardar suas apreensões só com você. Desabafe e converse com amigos e familiares com quem você tem mais intimidade. Ouvir a si mesma em voz alta pode ajudar a organizar melhor os pensamentos, além de ter como retorno opiniões que podem te ajudar a enxergar novas perspectivas.
Tenha paciência
Qualquer mudança vai levar um tempo até se estabelecer em sua vida. A consciência de que haverá momentos de ansiedade e impaciência pode te ajudar a enfrenta-los com mais tranquilidade – aceite que você terá que ser paciente.

Se algo der errado, mude o foco
A mudança a que você se submeteu deu errado? Mantenha a calma e reestabeleça o foco. Em vez de se render ao desespero, tire alguns momentos para pensar, de forma prática, quais são as soluções para o seu problema.
Pense e analise suas atitudes
Antes de tomar uma atitude ou decisão importante, analise bem quais são as possíveis consequência, estude outras possibilidades e só então dê a palavra final. Sabendo disso, você fica mais segura para fazer o que precisa.
Fonte: Bolsa de Mulher

Leave a reply