Camomila, uma planta medicinal para os animais de estimação

0
1547

A camomila é uma planta medicinal que podemos dar ao animal para aliviar certas doenças específicas, mas sempre depois de consultar o veterinário.
Ultimamente, parece que todos queremos uma vida mais saudável, descartando processados e recorrendo a remédios naturais sempre que possível. Mas você sabe quais são as alternativas medicinais naturais mais adequadas para os animais de estimação? A camomila é uma boa opção e, a seguir, vamos revelar o motivo.
Nem todas as plantas que funcionam para os seres humanos podem ser usadas nos cuidados com os animais de estimação. Por exemplo, o chá produz um aumento na frequência cardíaca nos animais, o que pode causar sérias complicações. No entanto, a camomila é uma planta que combina tanto com humanos quanto com animais de estimação.
A camomila (Matricaria recutita ou Matricaria chamomilla) é uma das mais antigas plantas medicinais conhecidas. Acredita-se que essa planta tenha atraído a atenção humana por seu aroma intenso e, uma vez usada, foram descobertas as propriedades que continuam a torná-la tão popular.
Usos da camomila
A camomila é uma planta medicinal que tem vários usos, tanto em humanos quanto em animais. Vamos ver mais sobre o assunto abaixo.
Sistema digestivo
É muito saudável usar camomila por via oral nas ocasiões em que notamos má digestão, estômago inchado, flatulência ou diarreia. Os veterinários afirmam que o uso dessa planta é um bom método para desinchar e, assim, aliviar a dor de estômago.
Essa capacidade de desinchar se deve à apigenina, uma molécula cada vez mais estudada por sua presença em uma grande variedade de plantas medicinais e com um amplo espectro de benefícios à saúde.
Pele irritada
Quando percebemos que a pele do animal está irritada, seja por causa da picada de algum outro animal, por uma alergia ou até mesmo pelo sabão que foi usado no banho que não era o mais recomendado, podemos usar a camomila.
Para isso, podemos preparar a infusão e aplicá-la com compressas a fim de reduzir a inflamação, a dor e a coceira no animal.
Olhos
Nos casos de conjuntivite ou irritação ocular, a camomila também será eficaz no alívio da dor e na eliminação daquilo que estiver causando o desconforto na área ocular. Vamos molhar um chumaço de algodão na infusão de camomila e aplicar delicadamente na área dos olhos.
Como preparar a camomila para o animal de estimação?
A camomila pode ser encontrada em saquinho de chá em qualquer supermercado. Também pode ser comprada em lojas naturais em saquinhos ou a granel. Lembre-se: se você a comprar a granel, o ideal é que as flores estejam inteiras e secas. Dessa forma, será possível tirar melhor proveito das suas propriedades.
Para proporcionar alívio ao animal de estimação em qualquer uma das situações detalhadas acima, devemos preparar uma infusão com a planta. Para isso, é aconselhável seguir as seguintes etapas:
• Coloque a água para ferver.
• Quando tiver fervido, adicione as flores e tampe. Desligue o fogo rapidamente para não queimar as flores e as suas propriedades medicinais.
• Deixe o líquido descansar por um tempo.
Embora os humanos tomem chás quentes, para os animais devem ser frios ou, na melhor das hipóteses, mornos.

Leave a reply