Casa de Cultura São Rafael recebe requalificação completa para ampliação de atividades

0
3337

O prefeito Bruno Covas esteve no bairro quarta-feira (2) para entregar oficialmente o equipamento totalmente renovado.

Nós decidimos focar recursos na reforma dos atuais equipamentos antes de começar obra nova. Não adianta começar obra se temos escola com goteira, ponte caindo ou casa de cultura com teto desabando. Temos de botar pra funcionar aquilo que já existe”, explicou Covas.

“Já entregamos 10 casas de cultura reformadas na cidade, nos bairros de Brasilândia, Butantã, Campo Limpo, Freguesia do Ó, Hip Hop Sul, na Vila Joanisa, Ipiranga, M’Boi Mirim, Tremembé, Vila Guilherme e São Rafael. E vamos reformar mais cinco casas de cultura. Já entregamos duas novas, em Parelheiros e em Guaianazes, e pretendemos entregar mais seis casas até o fim da gestão no ano que vem”, acrescentou o prefeito.

“O investimento na área cultural é estratégico. Não se trata apenas de questão de entretenimento e de ocupar o tempo das pessoas. A cultura precisa ser cada vez mais vista como uma questão de geração de emprego e renda. Oportunidades para que as pessoas possam se capacitar e viver a partir da cultura. A cidade é vocacionada a economia criativa. A diversidade é o grande patrimônio de São Paulo”, disse Bruno Covas.

A Casa de Cultura de São Rafael foi inaugurada oficialmente em 2016, quando passou a ser administrada em gestão compartilhada pela Subprefeitura de São Mateus e pela Secretaria Municipal de Cultura.
O local conta com ponto de leitura, quadra poliesportiva, salão para shows e apresentações e práticas esportiva e de dança, além de sala administrativa e hall de convivência.

São ministradas atividades como yoga, kung fu danças urbanas, balé infantil, capoeira, dança de salão, teatro infantil, além de horta comunitária e parkour na área externa.

A reforma deixou a Casa de Cultura em condições de utilização pela população. Houve a troca da cobertura do salão e do piso cerâmico por porcelanato, manutenção do forro da administração e recepção, troca do forro do Ponto de Leitura, pintura do gradil e portões, pintura geral interna e externa, pintura da arquibancada, refazimento do piso da quadra, troca de alambrado, troca da tabela, colocação tela de nylon na cobertura da quadra, implantação de playground, colocação de bebedouro, implantação da copa, criação de sala no salão multiuso com bancada para ateliê, criação de duas salas deposito, manutenção da iluminação externa, refazimento de toda rede elétrica.

As obras, realizadas entre outubro de 2018 e junho de 2019, foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, e tiveram investimentos de R$ 580.068,08.

Leave a reply