Chega regularização no Multirão Boa Esperança

0
1035

Uma antiga luta dos moradores do Jardim da Conquista, em São Mateus, acaba de se tornar grata realidade. No sábado, dia 11 de junho, a COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), mais a Subprefeitura de São Mateus realizaram ato que marcou a Regularização Fundiária para as 106 famílias residentes no local conhecido como Mutirão Boa Esperança.
Além da grande participação dos moradores do bairro, o evento contou com a presença do presidente da COHAB, Geraldo Juncal Júnior, do subprefeito de São Mateus, Fábio Santos e da vereadora Juliana Cardoso. Na oportunidade, os moradores também assinaram os Contratos de Aquisição dos imóveis.
O sonho da casa própria para esses moradores começou no final da década de 80 com intensas mobilizações e a formação da Associação Mutirão Boa Esperança. A associação teve como uma das principais lideranças Luci Valente, que faleceu em 2011. Ela foi uma das fundadoras da entidade e coordenadora do Fórum dos Mutirões da cidade.
A missão inicial dos moradores foi conseguir encontrar um terreno para o projeto de construção das moradias em sistema de mutirão. “Quando entramos aqui era só mato, não tinha nada”, declarou emocionada a presidente da Associação, Maria de Lourdes Figueiredo (Lurdinha). “E aqui está hoje a nossa escritura de posse da terra prometida”, acrescentou. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, realizada na sede da Associação, situada na Travessa Bandeira Branca.
Em 1991 começaram as obras dos sobrados tocadas pelos próprios moradores, principalmente aos fins de semana. Mas as gestões seguintes (Paulo Maluf e Pitta) paralisaram os mutirões em toda a cidade. Eles foram retomados muito tempo depois e o conjunto somente foi inaugurado em 2004.
Em sua intervenção, o presidente da COHAB ressaltou a importância das regularizações. “Desde dezembro a Prefeitura está priorizando as regularizações fundiárias porque entende que elas dão segurança às famílias”. Palavras endossadas pelo subprefeito Fábio Santos.
“Além da Luci, da Lurdinha e de tantas outras guerreiras e guerreiros, algumas pessoas das quais já se foram essa luta sempre teve o apoio do então vereador e deputado Adriano Diogo”, comentou a vereadora Juliana Cardoso. Desde o seu primeiro mandato, que se iniciou em 2008, ela encampou a luta pela regularização dos imóveis de maneira individualizada. “A partir do ano passado, o mandato esteve mais empenhado nesse processo de regularização. A conquista, porém, é fruto da vontade e disposição de luta de todos”.
Durante o evento, foram citados diversos nomes dos pioneiros da luta do Mutirão Boa Esperança e que faleceram como Luci Valente, Euda, Fernando e José Grosso. Também mereceram referências Jandira, Dona Odília e Sônia, presentes no ato, dentre outras pessoas.
700 TERMOS DE QUITAÇÃO – Ainda no sábado pela manhã o CEU São Mateus foi palco do ato de entrega pela COHAB dos títulos de quitação para cerca de 700 moradores do Jardim da Conquista.
Foi um momento de grande emoção para o subprefeito Fábio Santos. Durante 15 anos ele lecionou na EE do Vila Bela. Na oportunidade reencontrou ex-alunos e pais. Ainda no evento, o subprefeito citou os avanços da gestão do prefeito Fernando Haddad nas áreas de educação, cultura e no sistema viário.

Leave a reply