Dr. Waldir Antônio Covino assume a 8ª seccional de São Mateus

0
2413

Representantes legais da comunidade dão as boas-vindas ao novo titular que assume o comando da delegacia de polícia no lugar do antecessor Dr. Hélio Bressan

O distrito de São Mateus agora conta com um novo delegado seccional de polícia. O Dr. Waldir Antônio Covino Jr. assumiu o comando da 8ª Seccional localizada no bairro Teotônio Vilela no lugar do ex-delegado Dr. Hélio Bressan, transferido para a 4ª Seccional da Zona Norte. A mudança faz parte do plano de reestruturação da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Uma comitiva constituída por alguns representantes legais do Distrito de São Mateus foi dar as boas-vindas ao novo titular e apresentar as entidades e respectivos segmentos de atuação.

A visita foi agendada pela diretora proprietária do jornal Gazeta São Mateus Lucy Mendonça. Participaram os seguintes representantes: Victor Prates, do Rotary Club São Mateus, Rafael Moreira, da rede de açougues Max Carnes,  Cleber Benevides, empresário do ramo de auto escolas, Dr. Rodrigo Cressoni, advogado e representante da OAB de Itaquera e de outras entidades que participa, bem como Marcelo Dória, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), que também representou o empresariado regional.

Parceria

Na oportunidade, Lucy Mendonça colocou o veículo de comunicação à disposição do novo delegado como um elo com a comunidade. “Cada um de nós sabe das necessidades do bairro e quer seguir atuando de forma colaborativa. É importante termos esse entrosamento”, ressaltou. Lucy deu como exemplo a ação “Dar a Vida Humana o Valor que Ela Merece”, antiga parceria da Gazeta sob a gestão do ex-delegado Dr. Maestrinho na década de 90, por meio da qual eram promovidos encontros mensais entre vários setores do bairro com temas variados cuja finalidade era ajudar a amenizar o alto índice de criminalidade da região na época.

Nova missão

O Dr. Waldir agradeceu pelo apoio. “Venho com grande entusiasmo para essa nova missão depois de 32 anos de carreira na polícia. Tenho um histórico de zona leste, nasci na zona leste e cresci na Vila Alpina, meu pai foi advogado no Parque São Lucas. Quero ouvir todos os segmentos locais que possam colaborar no equacionamento da questão de segurança”, comentou.

Ele ressaltou ainda que o ideal de criminalidade zero é utopia e humanamente impossível em qualquer lugar do mundo. “O trabalho que vinha sendo feito aqui era um trabalho muito bom e a integração e colaboração recíproca são muito bem-vindos. Acredito na possibilidade de fazermos um excelente trabalho. Contem comigo”, enfatizou.

Portas abertas

O presidente do Rotary São Mateus Victor Prates disse que as portas da entidade estão de portas abertas para o novo titular e equipe. “Convido vocês a visitarem o Rotary e conhecerem ações como o programa Líderes Inspiradores, voltado aos jovens carentes da região. Desde o início da minha gestão assumi um compromisso com a juventude. Tenho esperança em ver um Brasil melhor, e eles têm um papel fundamental neste processo”, comenta.

Rafael Moreira também convidou o delegado e seus colaboradores a visitarem sua empresa. “Vamos organizar um almoço para recepcionar a nova equipe e apresentar o nosso trabalho e as ações para a comunidade”, completou.


Já Marcelo Dória, presidente da CDL, destacou a função social da instituição. “A gente emite certificado digital e tem ainda um programa, o Vamos Parcelar, por meio do qual o pessoal que está com IPVA atrasado pode parcelar em até 12 vezes (convênio com o DPVAT). Aqui as entidades têm um relacionamento muito bom, há muita união e entrosamento”, cita.

Para Rodrigo Cressoni, que faz parte da diretoria executiva da subseção da OAB que abrange a 7ª e a 8ª seccionais, “é necessário entender que cada um dentro do sistema tem uma posição e um limite. Tenho o papel de fazer a aproximação entre OAB, advogados, delegados e policiais. O respeito traz benefícios mútuos”, aponta.
Cleber Benevides, proprietário do grupo Benevides, empresário e presidente da Frente Empresarial de São Mateus detalhou o papel da entidade. “A Frente nasceu para ajudar os pequenos comerciantes da região. A nossa luta é para fortalecer o comércio local e fazer com que o dinheiro fique dentro do bairro, fomente o desenvolvimento econômico e ajude a prevenir a criminalidade. A falta de emprego é um dos grandes problemas para o aumento da criminalidade”, reconhece.

Currículo

Com mais de 32 anos na área da segurança pública, Dr. Waldir Antônio Covino já atuou no ABC paulista, Vale do Ribeira e Taboão da Serra. Na capital, foi responsável por delegacia de drogas, por grupo antissequestro, departamento de narcóticos e integrou a equipe da Delegacia Geral (assistência financeira e orçamentária), aonde chegou a assumiu o departamento de inteligência como diretor. De lá, seguiu para o gabinete do secretário de segurança pública e foi dirigente da assistência policial civil do general Campos. Também atuou como professor acadêmico.

Leave a reply